Palmas começa a fazer exames em moradores após receber 180 testes rápidos para detectar Covid-19

Testes foram enviados pelo Ministério da Saúde. Segundo a prefeitura, o governo federal determinou que profissionais da saúde e da segurança pública devem ter prioridade nos exames.

-- Publicidade --

-- Publicidade --

O município de Palmas recebeu do Ministério da Saúde 180 testes rápidos para detecção de Covid-19. Até esta segunda-feira (27), foram realizados 21 exames no Laboratório de Análises Clínicas. Conforme a prefeitura, apenas um resultado foi positivo.

Ao enviar os testes, o governo federal estipulou que a prioridade para os exames deve ser dada para os profissionais de saúde e de segurança pública que estão em atividade e que apresentam sintomas da doença. Depois, devem ser submetidas aos testes as pessoa que moram na mesma casa dos profissionais que testaram positivo.

Idosos com 60 anos ou mais também devem ser encaminhados para realizar o exame, desde que apresentem sintomas da síndrome gripal.

A biomédica Edith Ione Araújo Pontes, responsável técnica pelo Laboratório Municipal de Palmas, explicou que os testes rápidos servem para detectar os anticorpos e, por isso, é necessário que a pessoa tenha iniciado os sintomas de Covid-19 há sete dias, no mínimo.

“Chegando aqui, coletamos o sangue do paciente e, posteriormente, levamos ao laboratório, onde um profissional deposita pequenas quantidades do soro sanguíneo e de um líquido reagente no teste rápido. Em aproximadamente 30 minutos o exame é finalizado e já temos o resultado”, esclarece.

A biomédica explica que o exame pode ser feito também retirando-se algumas gotinhas de sangue do paciente, mas que a opção em utilizar o soro é mais segura porque é possível realizar retestes e comparar os resultados. Segundo ela, isso possibilita o armazenamento de informações sobre os casos e ajuda a verificar a assertividade dos exames.

A prefeitura informou que, de acordo com informações do Ministério da Saúde, está prevista a entrega de mais testes de Covid-19 para os estados e municípios, o que deve ocorrer nos próximos dias. A secretaria municipal da saúde disse também que está com um processo de compra de testes em andamento e a expectativa é que o Laboratório Municipal amplie sua capacidade de testagem nas próximas semanas.

O funcionamento do Laboratório Municipal de Palmas é fruto de um termo de cooperação técnica entre o município e uma faculdade particular da capital, em vigor desde o ano de 2017. Os profissionais, equipamentos e os insumos são fornecidos pelo município e a instituição de ensino disponibiliza a estrutura física e também a colaboração técnica de profissionais.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte globo
você pode gostar também