Moradores do setor Janaína, na região sul de Palmas, estão esperando por obras de infraestrutura há cerca de 20 anos. Parte do bairro já recebeu obras de infraestrutura, mas outra parte não tem água encanada, energia elétrica e muito menos asfalto.
A falta de iluminação e o mato alto tem tirado o sono dos moradores. “Quando a gente olha para esse mato sente uma insegurança muito grande e uma falta de respeito com a sociedade”, disse a dona de casa Nice Batista.
Setor Janaína fica entre o Jardim Aeroporto, o setor Lago Sul e o bairro Santa Helena. O pedreiro Giramilson Vieira conta que comprou o lote no local em 1996. Ele afirma que a energia nunca na casa dele porque rede elétrica e o jeito foi improvisar. “Eu falei com eles para puxar a rede para mim disseram que não tinha estrutura de colocar poste”, disse.
Água encanada também é um sonho para esses moradores, pois parte do bairro também não tem rede de distribuição. “Que nós queremos aqui é benefícios. Água, energia e segurança pública, assim como a roçagem dos matos”, reclamou o pastor Raimundo Domingos.
Só que os problemas não param por aí: no tempo seco a poeira e os buracos tomam conta do setor; no período chuvoso os buracos viram lagoas e o mato cresce sem controle. “Todo ano é a mesma coisa. Na chuva é um mato incessante e na seca é a queimada e nada até agora foi resolvido”, funcionária pública Lorena Miranda.
Outro lado
A mobiliária responsável pela venda dos lotes é a loteadora Janaína Construção. A empresa foi procurada pela TV Anhanguera, mas não retornou o contato.
A Prefeitura de Palmas informou que abriu um processo para romper o contrato com a empresa que deveria ter feito à obra de pavimentação no setor e uma nova licitação está sendo feita para que a infraestrutura seja feita.
Informou ainda que está fazendo manutenção nas ruas e o serviço está programado. Sobre a coleta de lixo, disse que o setor tem conteires e faz a coleta nas casas semanalmente. Por fim, sobre a roçagem, o município afirmou que vai incluir o setor no cronograma.
A Polícia Militar informou que faz rondas todos os dias no setor e vai reforçar o patrulhamento.