Medidas contra Covid são desrespeitadas no Aeroporto de Palmas mesmo com previsão de 20,6 mil passageiros para o fim de ano

Número de viajantes de 2020 é cerca de 25% menor que o total de 2019. Flagrantes de pessoas sem máscaras e aglomeradas são comuns.

-- Publicidade --

-- Publicidade --

O Aeroporto de Palmas deve receber 20,6 mil passageiros para as festas de fim de ano e o começo de 2021. Mesmo assim, as medidas de distanciamento social e de prevenção contra a Covid-19 estão sendo amplamente desrespeitadas no terminal.

A equipe da TV Anhanguera esteve no local e flagrou passageiros conseguindo entrar na sala de embarque sem usar máscaras, aglomerações nas filas e também na sala de embarque.

Na sexta-feira (18) o aeroporto ficou sem receber voos por cerca de três horas após um raio danificar as luzes da única pista de pouso e decolagem. O Hudson Vasconcelos foi um dos passageiros prejudicados e conta que houve problemas durante o tempo de espera.

“Olha, porque a gente tá vivendo uma pandemia, você tem que ter distanciamento social e tudo e aqui não ocorre isso. Não ocorre. Você está numa sala extremamente fechada, com 100 pessoas dentro. Ai eu pergunto, onde está o distanciamento social? Não tem! Crianças sem máscaras lá dentro, todo mundo perdido”.

Neste sábado, A Infraero foi notificada pelo Procon porque o terminal está há três meses com o ar-condicionado sem funcionar. A denúncia sobre o caso foi feito pela Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), que havia solicitado explicações sobre o problema, mas não teve resposta.

Para a médica infectologista Ana Therra, a distância mínima teria que ser de um metro e meio entre cada passageiro. “O transporte aéreo é um dos maiores riscos de transmissão da Covid-19. Por isso é importante evitar aglomeração nos aeroportos. Sendo que o vírus é transmitido de pessoa para pessoa, por gotículas”.

O também médico Tássio Miranda diz que neste momento a estrutura adequada seria importante. “Tá todo mundo desesperado querendo viajar e obviamente com tudo isso causa uma aglomeração que é uma coisa que no momento não pode acontecer”.

O movimento de 20,6 mil passageiros é 25% menor que o registrado no mesmo período do ano passado. Nas instruções aos viajantes, a Infraero, que administra o Aeroporto de Palmas, recomenda que eles cheguem uma hora e meia antes do horário do voo e fala sobre as medidas de segurança.

A estatal foi procurada para comentar os flagrantes, mas não se manifestou sobre as situações constatas. Em nota disse apenas que “demandas da imprensa são respondidos, em dias regulares, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h”.

A analista financeira Sandra da Silva Tais conta que embarca com medo. “O meu medo da questão de viajar nesta época é eu pegar o coronavírus e trazer para os meus familiares. Porque eu tenho meus pais que moram aqui em Palmas e eu ainda estou indo visitar os meus parentes”.

Sala de embarque ficou lotada em Palmas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte globo
você pode gostar também