Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado
Vários pacientes ouvidos pela Gazeta do Cerrado, nesta quarta-feira, 13, relataram que o tempo de de espera para atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-Norte), em Palmas, chega a passar de duas horas.
Fotos enviadas por internautas mostram que pacientes estão aguardando sentados no chão, apoiados em capacetes e até na parede da unidade hospitalar.
Nossa equipe entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus). Em nota, o órgão explicou que o tempo de espera é administrado de acordo com a urgência apontada quando o paciente passa pela triagem.
Explicou também que o tempo de espera é dividido de três formas:
Classificação Vermelho (atendimento imediato) – Tempo de espera de até 60 minutos;
Classificação Verde – Tempo de espera de até 120 minutos (duas horas);
Classificação Azul – Tempo de espera de até 240 minutos (quatro horas).
Confira na íntegra a nota da Semus
Em relação ao tempo de espera, destacamos que é administrado conforme a urgência apontada pela triagem, sendo que a classificação vermelho (atendimento imediato), amarelo (pode esperar até 60 minutos), verde (até 120 minutos) e azul (até 240 minutos).
Esses horários podem se estender conforme a entrada de novos pacientes e a classificação dada na triagem. Em casos que não são de urgência e emergência a população pode procurar atendimento em seu Centro de Saúde da Comunidade de referência.