O valor do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de Palmas em 2020 será 3,27% mais caro em relação a 2019. A informação foi confirmada pelo secretário de finanças da capital , Rogério Ramos. Segundo ele, não houve reajuste ou aumento, apenas uma atualização para corrigir a inflação de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Na prática, isso significa que o morador que atualmente pagar R$ 300 de IPTU, que é a média geral da cidade de acordo com o secretário, vai passar a pagar R$ 309.
O mesmo índice também foi usado na atualização da planta de valores de imóveis de Palmas. O documento é uma estimativa da prefeitura de quanto vale o metro quadrado em cada região da cidade. Este é um dos indicadores usados para calcular o IPTU.
Os carnês com os novos valores do IPTU ainda não estão disponíveis, eles normalmente são liberados ainda em janeiro. O calendário para os pagamentos também ainda não foi divulgado.
No ano passado, o IPTU também tinha sido corrigido pelo índice da inflação, que ficou perto dos 4%, mas como houve alteração na planta de valores genéricos houve imóveis que acabaram pagando valores acima ou abaixo deste índice.