Na edição desta quinta-feira, 28, o Boletim Epidemiológico de Palmas traz 29 novos casos de Covid-19, de acordo com a última rotina de exames realizados na Capital. O total de diagnósticos confirmados faz com que Palmas tenha, agora, 498 casos da doença. Conforme o Boletim, do total de pacientes confirmados com coronavírus, 248 se recuperaram, 233 encontram-se em isolamento domiciliar.
Os dados divulgados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) registram também 5.174 notificações para síndrome gripal (SG), onde estão incluídos casos suspeitos de Covid-19, sendo que 2.117 foram descartados e sete pessoas vieram a óbito na Capital. A taxa de letalidade é de 1,3%.
O Boletim aponta que dentre os 29 casos registrados nesta quinta-feira, nove pacientes tiveram contato com caso confirmado em Palmas, duas contraíram em viagem para o Estado do Pará e/ou Maranhão, 14 por transmissão comunitária e quatro estão em investigação epidemiológica.
A investigação epidemiológica identificou que um paciente (sexo masculino e 51 anos de idade) com Covid-19 é morador de Porto Nacional. O caso havia sido registrado no Boletim desta quarta-feira, 27. O caso foi retirado do banco de dados de Palmas e repassado para o Estado para que o município de origem tenha conhecimento e acompanhamento do caso.
Internações
Há dez pacientes internados na Capital com Covid-19 na rede pública e privada, sendo que oito pacientes encontram-se estáveis e dois em estado grave. Três pacientes residentes de Palmas também estão internados com suspeita de Covid-19 na Capital. A Vigilância Epidemiológica informa que há 18 pacientes de outros estados ou municípios internados em Palmas com a doença, sendo que 15 estão em estado grave e três encontram-se estáveis. Outros dois pacientes de outros Estados ou municípios estão internados em estado grave na Capital.
Testagem
A última rotina de exames realizados em laboratórios na rede pública e privada de Palmas, nesta quarta-feira, 27, somou 101 testes, sendo 69 feitos no Laboratório Central do Estado (Lacen-TO) (56 descartados e 13 confirmados), 27 no Laboratório Municipal de Palmas (11 confirmados e 16 descartados) e cinco na rede privada, sendo todos confirmados.
Fontes de contágio
Dentre os 498 casos confirmados na Capital, o Boletim Epidemiológico prevê que 215 (43,2%) pessoas podem ter se contaminado após contato com casos confirmados em Palmas, 189 (38%) se contaminaram por meio de transmissão comunitária, 53 (10,6%) em viagem para outros estados, 26 (5,2%) em viagem ou contato com caso confirmado em outro município do Tocantins, nove (1,8%) em investigação epidemiológica e seis em viagem ao exterior (1,2%).
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, até as 19h50 de quarta-feira, 27, foram contabilizados 411.821 casos de Covid-19 no Brasil, tendo um aumento de 20.599 em relação ao dia anterior. Quanto aos óbitos, o País registrou 1.086 em 24 horas e já totaliza 25.598 vítimas da infecção pelo novo coronavírus, revelando uma taxa de letalidade de 6,2% dos casos confirmados.
Fonte: Secom Palmas