Implantação de mineradora em Colmeia gera empregos e movimenta a economia local
Colmeia, município com aproximadamente nove mil habitantes, sofrerá um impulso na sua economia, com a geração de emprego e renda através da implantação da maior mina de ferro do Estado do Tocantins pela empresa Sideral Minérios. “A expectativa é de 70 a 80 empregos diretos e mais uns 300 indiretos, além da arrecadação de impostos ao município”, confirma o empresário Rafael Braga.
Proprietário da empresa, Rafael conta que a mineradora já está em fase de implantação. O empreendimento abrange aproximadamente 40 mil hectares de área mineralizada, com teores de ferro acima de 62%. O projeto é dividido em Ferro Tocantins 1, com perímetro entre os municípios de Goianorte e Colméia, e Ferro Tocantins 2, nos municípios de Guaraí e Colméia. A mina conta, a seu favor, com a logística da ferrovia Norte Sul para escoamento.
A abertura da mina acontecerá em duas etapas base, onde a primeira se consiste em extração para atender exportação e mercado interno dentro dos primeiros 12 meses, e no segundo momento a implantação de um alto forno para fundição do minério produzindo o ferro-gusa. “E a Sideral trabalha com mineração sustentável, sem a necessidade de barragens”, segundo Rafael.
O empresário Rafael conta que no processo de pesquisas, descobriu-se um verdadeiro complexo mineral na região: além do minério de ferro, minério de manganês, minério de cobre, minério de enxofre e minério de cromita. “Entre Colméia e Miranorte encontramos esse complexo mineral. Já estamos com laboratório próprio para análises”, disse.
Gestão de Colméia
Rafael Braga aproveita para agradecer a gestão de Colméia pela acolhida. A cidade é administrada pela prefeita Elzivan Noronha. “Está sendo muito importante o apoio da gestão de Colméia. É um município de pessoas e de gestão hospitaleiras”, agradece o empresário.
O secretário de Administração da cidade, Antônio Castanho, ressalta a importância da mineradora na região e também atribui pontos positivos à gestão da cidade. Segundo ele, Colméia vive uma de suas melhores condições econômicas. “A gestão séria da prefeita Elzivan Noronha, segura nas ações e decisões que toma, dá subsídio para que a classe empresarial invista com bastante segurança”, frisa.
Investimento
O investimento em pesquisa, segundo Rafael, é superior a R$ 2 milhões. Para a implantação da mina, estima-se um gasto em torno de R$ 4 milhões. A Sideral já iniciou o processo de contratação de pessoal e planeja montar seu quadro de funcionários até o mês de setembro.