Orgãos de defesa do meio ambiente realizam, nesta quarta-feira (13), um trabalho de conscientização de chacareiros contra queimadas em Palmas. Durante o “Dia D” serão percorridas regiões no perímetro urbano com loteamento e rurais do entorno da capital. A ação começa a partir das 7h.
De acordo com a prefeitura, provocar queimadas urbanas e rurais é crime e quem desrespeitar a legislação, causando prejuízos ao meio ambiente e a saúde da população, pode ser multado em R$ 5 mil.
Além de ser ilegal e infligir as leis de proteção ambiental, provocar fogo em quintal e propriedade rural gera poluição ao ecossistema e pode causar acidentes de trânsitos e danos à saúde.
Para o gerente de Preservação e Mitigação de Desastre da Defesa Civil Municipal, Bruno Maciel, a prática de queimadas é cultural, mas, precisa ser repensada.
“Quando chega essa época do ano, as pessoas insistem nas velhas práticas com relação às queimadas. É uma cultura que precisa ser repensada. E estamos promovendo essas ações em parceria com as outras instituições, para coibir essas práticas que agridem ao meio ambiente’’, destacou.
Ação de conscientização contra as queimadas será uma parceria entre a Defesa Civil Municipal, Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas, Fundação do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Defesa Civil Estadual, Ruraltins, Naturatins, Delegacia Civil de Crimes Ambientais e o Batalhão Ambiental da Polícia Militar.