As donas de casa Antônia de Souza e Solange Costa foram as primeiras mulheres a serem atendidas pelo projeto O Sorriso Delas, uma iniciativa da Prefeitura de Araguaína por meio da Secretaria Especial da Mulher. A primeira ação foi feita no Instituto Anita Luiza, no Setor Maracanã, no último dia 3.
No Odontomóvel, Antônia e Solange passaram pela avaliação da dentista e receberam uma limpeza. “Quando eu descobri que iria ter atendimento odontológico, chamei minhas colegas aqui da rua para entendermos como funcionava e fiquei contente, porque fui atendida rapidamente. Também gostei de saber que toda semana eles irão retornar para continuar o tratamento das mulheres”, disse Antônia.
“Procurei o programa pois há algum tempo sentia a necessidade de cuidar dos meus dentes, fazer uma limpeza e agora ficou mais fácil, porque o serviço está bem perto da minha casa”, comentou Solange.
Além do atendimento profissional, as mulheres contempladas pelo instituto também receberam kits de limpeza bucal e orientações sobre como a saúde dos dentes contribui diretamente para o bem-estar físico e emocional.
“O Sorriso é Delas é um programa que cuida da saúde bucal feminina e reconhece a importância da saúde emocional em todas as fases da vida da mulher. Desta forma, nosso objetivo é restaurar não apenas os sorrisos, mas também a confiança dessas mulheres, muitas das quais são vítimas de violência e frequentemente têm sua autoestima afetada. Estamos aqui para oferecer apoio e cuidado integral”, explicou a coordenadora da diretoria de Enfrentamento à Violência de Gênero, Eliana Andrade.
Serviço periódico
O programa é alinhado aos eixos da política nacional voltada para as mulheres, abordando questões que afetam a autoestima e o bem-estar psicológico, além de oferecer uma rede de apoio para as que sofrem violência. A Secretaria Especial da Mulher de Araguaína oferece tratamento odontológico ao público feminino atendido pelo Instituto Anita Luiza todas as quartas-feiras, das 8 às 12 horas, no Setor Maracanã
A organização não governamental (ONG) dedica-se à profissionalização e inserção de pessoas vulneráveis no mercado de trabalho, priorizando o atendimento a mulheres, especialmente mães de família e vítimas de violência doméstica. A presidente do instituto, Rosemary Sobrinha, conta que, com a nova parceria, a ONG conseguirá atender à alta demanda por cuidados odontológicos entre as mulheres do setor.
“Muitas delas enfrentam problemas na dentição, necessitando de próteses e outros tratamentos dentários. Agora, com o projeto O Sorriso é Delas, podemos garantir o acesso dessas mulheres a esses serviços que tantas necessitam”, disse Rosemary.
(Por Paulo Nunes | Fotos: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)