Os aprovados no concurso público para ingresso na Guarda Municipal de Araguaína (GMA) farão o curso de formação, de caráter eliminatório, de 17 de setembro até no máximo 10 de dezembro.
O curso foi regulamentado pelo decreto do prefeito Ronaldo Dimas de nº 246, de 4 de setembro de 2020. Conforme o documento, as aulas serão desenvolvidas por professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e por docentes e instrutores de outras instituições com competência reconhecida.
Além disso, o curso da Guarda contará com instrutores dos órgãos que fazem parte do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e conferencistas convidados para proferir palestras e aulas especiais a serem desenvolvidas no decorrer do curso.
Local e dias
Conforme o decreto, o curso de formação será nas dependências do Quartel da Guarda Municipal de Araguaína, localizado na Rua José de Alencar, Jardim Beira Lago (Antigo Quartel do TG 011-011) ou em outro local a ser designado pela GMA.
O curso terá duração de 792 horas-aulas, com duração diária de 10 horas-aulas. As aulas ocorrerão, preferencialmente, de segunda a sexta-feira.
Ao fim da formação, os aprovados serão convocados e empossados no cargo de Guarda Civil Municipal de 3ª Classe e prosseguirão para a última fase do curso, que será o estágio supervisionado. Já os reprovados serão automaticamente eliminados do concurso.
O concurso da Guarda Municipal oferta 40 vagas imediatas e 200 para cadastro reserva. O salário inicial é de R$ 2.129,00.
A regulamentação completa do curso de formação pode ser encontrada aqui.