O número de veículos registrados em Araguaína quase dobrou desde 2010, passando de 67.087 para 130.985 no ano passado, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Para diminuir o impacto desse crescimento no congestionamento nas ruas, a Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) vem realizando diversas alterações no trânsito. A mais nova melhoria é a sincronização dos semáforos para onda verde.
A sincronização é um desafio permanente e depende de estudos e planejamento para resultar em mais fluidez. “Nós levamos em consideração a distância entre os cruzamentos e a velocidade média na via. Quando o veículo sai do primeiro semáforo, ao chegar no semáforo seguinte da mesma via já o pegará aberto e continuará em movimento”, afirma Diogo. Para manter o pareamento, é usada uma placa com GPS (Sistema de Posicionamento Global).
Sinal em dois tempos
Outra mudança para melhorar o fluxo nas vias é a implantação do sistema de semáforos em dois tempos nos cruzamentos. Em alguns locais, o modelo já está em atividade, como o cruzamento da Avenida Tocantins com a Rua Sadoc Correia.
No local, a abertura do sinal verde era três tempos, abrindo para cada um dos dois sentidos da Avenida Tocantins e outro na rua Sadoc Correia. Agora, os dois sentidos da Avenida Tocantins abrem ao mesmo tempo e ficou proibido virar à esquerda.
Novos equipamentos
A prefeitura também realizou uma modernização dos semáforos em 19 cruzamentos de Araguaína. O novo equipamento é um modelo mais novo, que tem o LED mais forte, melhorando a visibilidade das três cores.
Além da revitalização, estão sendo instalados semáforos pela primeira vez em mais de 13 cruzamentos de Araguaína, sendo 4 na Via Norte. A medida foi tomada baseada em estudos técnicos realizados pela ASTT que identificaram os pontos que precisam de mais sinalização para melhorar a segurança e a trafegabilidade do trânsito.