Saída de Lula da prisão causa apreensão no centro e centro-direta
Já antes da decisão do STF que revogou a autorização para prisão em segunda instância, líderes de partidos de centro e centro-direita começaram a fazer seus cálculos sobre que impacto terá a saída do ex-presidente Lula da cadeia.
Um experiente integrante do MDB disse a investidores na semana passada que “o maior problema do país, hoje, é como o Lula vai sair” – informa a coluna Painel da Folha de S.Paulo.
Começou a circular a tese de que o melhor é que Lula incorpore “um espírito Mandela” e de que “se ele voltar mais PT do que Lula, o presidente Bolsonaro só tem a ganhar”.
Esses setores temem mais do que nunca a polarização política, a ocupação dos espaços pelo líder petista e a liderança que poderá exercer na oposição ao governo de extrema-direita.
Lula já emitiu sinais de que não vai fazer giro ao centro e vai percorrer o país para reforçar a oposição ao governo de Bolsonaro.
De acordo com a coluna, a volta de Lula ao cenário político amplia a pressão sobre o centro, avaliam dirigentes de partidos desse espectro, à medida que reforça a polarização num momento em que o agrupamento ainda não tem um nome que o represente eleitoralmente.