Planalto discute com governadores da Amazônia Legal uso do Exército no combate às queimadas
O Planalto começou a procurar governadores da região amazônica para avaliar a necessidade de engajar tropas do Exército no combate aos incêndios, o que ocorreria por meio de uma operação de Garantia de Lei e da Ordem (GLO). Nos últimos anos, esse tipo de engajamento foi usado em momentos críticos de violência em grandes capitais.
Um despacho do presidente Jair Bolsonaro para que os ministérios avaliem os impactos das queimadas na Amazônia foi publicado nesta noite em uma edição extra do Diário Oficial da União. A medida foi definida em uma reunião nesta quinta-feira (22) do presidente Jair Bolsonaro com oito ministros de seu governo. Entre os presentes estavam o chefe da pasta do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o ministro da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira.
– Os incêndios na Amazonia são recorrentes e, parece que dessa vez, pelo que está sendo noticiado, está numa proporção além do normal. Então, o despacho do presidente é para isso, para que os ministérios se coloquem à disposição para verificar a situação do local, conversem com os governos estaduais para ver se é o caso da decretar a Garantia de Lei e da Ordem em apoio aos Estados da região. – disse Oliveira.
Os governadores serão chamados para uma reunião junto aos integraantes do governo federal. Há possibilidades que o encontro aconteça na próxima segunda-feira.
A iniciativa é o primeiro passo da gestão de Jair Bolsonaro para enfrentar a crise que cresceu nos últimos dias. Dados do Inpe mostram um aumento de 84% dos Estados da Amazônia em relação ao mesmo período do ano passado.