Nobel da Paz acaba de chegar à PF para visitar Lula
Em mais uma demonstração de que a prisão política de Lula, preso para não disputar uma eleição que venceria com facilidade, provoca indignação no mundo civilizado, mais um Nobel Paz visita o ex-presidente: o ativista indiano Kailash Satyarthi, que ganhou o prêmio em 2014
O vencedor do Nobel da Paz em 2014, Kailash Satyarthi, chegou à superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR) nesta quinta-feira (24) para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Não é a primeira vez que Lula recebe visita de um ganhar do prêmio. O escritor argentino escritor Adolfo Pérez Esquivel, inclusive, queria para o ex-presidente o títutlo de Nobel da Paz. O argentino venceu em 1980.
A visita do ativista indiano é mais um indicativo de que a indignação pela prisão política de Lula ultrapassa as fronteiras brasileiras. O ex-presidente já recebeu solidariedade em várias partes do mundo, como Estados UNidos, México, Portugal, Espanha, França, Argentina, Chile, além de outras localidades.
O ex-presidente foi condenado sem provas no processo do triplex em Guarujpa (SP), acusado de ter recebido um apartamento como propina da OAS. Mas nunca dormiu, nem tinha chave do imóvel. O procurador Henrique Pozzobon admitiu que não havia “provas cabais” de que Lula era o proprietário da unidade.
Outro detalhe é que, de acordo com reportagem do Intercept, publicada em junho, o procurador Deltan Dallagnol duvidava da existência de provas.
“No dia 9 de setembro de 2016, precisamente às 21h36 daquela sexta-feira, Deltan Dallagnol enviou uma mensagem a um grupo batizado de Incendiários ROJ, formado pelos procuradores que trabalhavam no caso. Ele digitou: ‘Falarão que estamos acusando com base em notícia de jornal e indícios frágeis… então é um item que é bom que esteja bem amarrado. Fora esse item, até agora tenho receio da ligação entre petrobras e o enriquecimento, e depois que me falaram to com receio da história do apto… São pontos em que temos que ter as respostas ajustadas e na ponta da língua'”, diz o site.
O ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Kailash Satyarthi, acaba de chegar na sede da Polícia Federal em Curitiba para visitar Lula. É o segundo Nobel da Paz a visitar o ex-presidente na prisão. #LulaLivreJá
Foto: Ricardo Stuckert pic.twitter.com/gBqedkubBg
— Lula (@LulaOficial) 24 de outubro de 2019