Militares das Forças Armadas reforçam ações de combate contra a COVID-19 por todo o país

Brasília (DF), 22/04/2020 – As Forças Armadas empregam, diariamente, esforços no combate à Covid-19. Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB) estão unidos nessa missão. Ao todo, 10 Comandos Conjuntos, espalhados pelo Brasil, estão atuando prontamente. Até o momento, o efetivo envolvido é de 29 mil militares, utilizando-se de 816 viaturas, 102 embarcações e 26 aeronaves.

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Uma aeronave C-130 Hércules, da FAB, em apoio à Operação COVID-19, transportou um carregamento de 6,5 toneladas contendo 50 respiradores, 50 pedestais do equipamento e 115 camas, da Base Aérea do Galeão (RJ) para a Base Aérea de Florianópolis (SC), com destino final na Base Aérea de Boa Vista (RR). A missão foi designada pelo Ministério da Defesa (MD), em ação coordenada com o Ministério da Saúde.

Dando continuidade às ações, o Comando Conjunto Oeste realizou instrução de nivelamento de Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica com militares da MB e do EB, a fim de aumentar a capacidade da tropa no combate ao coronavírus.

No Comando Conjunto Sul, durante ação da FAB, militares da 3ª Região Militar, em Porto Alegre (RS), deslocaram-se para Curitiba e Florianópolis, levando vacinas, seringas e máscaras de proteção a serem utilizadas pelas tropas contra a Covid-19. Em Foz do Iguaçu (PR), o 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado do Exército aumentou a ação na margem brasileira do rio Paraná, fronteira com o Paraguai, junto com a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal no Paraná, coibindo o tráfico e o descaminho.

Doação de sangue
O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba deu continuidade à campanha de doação de sangue nas cidades de Natal (RN), João Pessoa (PB), Caicó (RN) e Campina Grande (PB), nesta quarta-feira (22). Além disso, a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea realizou uma campanha de doação voluntária de sangue na cidade do Guarujá (SP). Em Manaus (AM), a doação de sangue foi realizada na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas, pelos militares do Comando Conjunto Amazônia. Já o Comando Conjunto do Sul, realizou a doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia, em Jacarezinho (PR). As ações tiveram a finalidade de apoiar o reabastecimento do estoque de sangue e estimular a doação.

Solidariedade
O 4° Batalhão de Engenharia de Combate arrecadou 1,6 tonelada de alimentos não perecíveis, que foram entregues a instituições de caridade em Itajubá (MG). Já a Academia da Força Aérea, localizada na cidade de Pirassununga (SP), e o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, no Rio de Janeiro (RJ), distribuíram kits de alimentos para as famílias das crianças atendidas pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP).

Higienização
O Comando Conjunto Nordeste deu continuidade à desinfecção sanitária de terminais metroviários do Recife (PE). A ação incluiu a Estação Central Capiba – Museu do Trem, no bairro São José (PE). Cerca de 80 militares capacitados em Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica foram envolvidos na atividade de combate ao novo coronavírus. A 10ª Região Militar, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, realizou ação de desinfecção no Terminal de Integração do Papicu, em Fortaleza (CE).

Operação COVID-19
O MD ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia e recebeu o nome de Operação COVID-19.

As demandas recebidas pelo MD, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas poderão ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determinará a melhor forma de atendimento.

Para conhecer mais sobre as ações, acesse o hotsite da Operação COVID-19.

Para acessar fotos da Operação COVID-19, visite o Flickr da Operação.


Por Tenente Camila Marques, com informações dos Comandos Conjuntos

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte defesa
você pode gostar também