Forte chuva faz São Paulo entrar em estado de atenção para alagamentos
Uma forte chuva que caiu sobre a capital paulista na tarde deste domingo, 18, fez o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, acionar o estado de atenção para alagamentos. O alerta valeu para todas as regiões diante da intensidade do temporal.
“O aquecimento em combinação com a brisa marítima, geram instabilidades que podem ter até forte intensidade. Já chove forte e com potencial para queda de granizo em Osasco, Barueri e Santana de Parnaíba, todos municípios ao oeste da capital”, informou o órgão da Prefeitura às 14h40, horário em que o estado de atenção foi acionado.
Chuva causa transbordamento de cinco córregos
No total, cinco córregos na capital paulista transbordaram e cinco subprefeituras foram colocadas em alerta pelo CGE-SP. Os alagamentos ocorreram nas regiões de Vila Prudente (Córrego Mooca), Butantã (Córrego Poá), Sé (Córrego Saracura), Itaquera (Rio Verde) e Itaim Paulista (Córrego Água Vermelha).
O Corpo de Bombeiros atendeu 99 chamadas motivadas por enchentes ou alagamentos. Dezoito pontos de ruas e avenidas foram alagados e deixaram intransitáveis trechos de avenidas como Francisco Morato, Marques de São Vicente, Rebouças e Salim Sarah Maluf. Foram registradas 96 quedas de árvores até 17 horas. Não há registro sobre vítimas.
Houve queda de granizo nos bairros da Lapa (Zona Oeste) e Penha (Zona Leste). As rajadas de vento mais fortes ocorreram na Zona Norte, com 66,3 km por hora medidos na Estação Santana/Tucuruvi.
Orientações sobre a chuva
Veja orientações da Prefeitura para evitar problemas decorrentes de alagamentos
- Evite transitar em ruas alagadas;
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Na segunda-feira, 19, a probabilidade da ocorrência de chuva moderada a forte a partir da tarde “aumenta significativamente na região da capital e Grande São Paulo”, disse o CGE. “O dia deve começar com termômetros por volta dos 20°C e no decorrer da tarde a temperatura máxima atinge facilmente os 28°C, enquanto os porcentuais mínimos de umidade do ar se mantêm acima dos 48%.”