Estado de SP tem isolamento de 54% neste domingo (17)
Índice é igual ao registrado no domingo anterior. Estado e cidade de São Paulo buscam antecipar feriados para manter o isolamento acima de 50%
O isolamento social no Estado de São Paulo foi de 54% neste domingo (17), taxa igual à registrada na semana anterior, conforme aferição do SIMI (Sistema de Monitoramento Inteligente). Com 62.345 doentes e 4.782 mortosna soma dos 645 municípios, São Paulo é o epicentro do novo coronavírus no Brasil, e tem testado diferentes táticas para promover o isolamento e evitar o contágio.
A capital registrou 56% de isolamento social, taxa ligeiramente maior à registrada há uma semana (54%). Após o início da quarentena, os governos estadual e municipal de São Paulo se uniram para antecipar os próximos com a intenção de incentivar o distanciamento social e evitar a sobrecarga do sistema de saúde.
Neste domingo (17), o Estado calculou lotação de 73,8% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A capital tem 91% de suas unidades intensivas preenchidas nos hospitais municipais.
O SIMI analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.
O sistema é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário.