Veja onde a chuva de setembro será suficiente para o plantio da próxima safra de soja
Pryscilla Paiva mostra onde deve chover nas próximas e em quais regiões o sojicultor deve ficar preocupado para o início do plantio
Falta exatamente uma semana para começar o plantio da safra de soja 2020/2021 e a grande pergunta dos produtores é sobre a chuva que vai cair no mês de setembro. A editora do tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, mostra em um mapa especial tudo o que o sojicultor precisa saber para o próximo mês.
“Vamos ter uma chuva significativa na parte noroeste de Mato Grosso, com chuva de 70 a 80 milímetros acumulados, assim como quase todo o Paraná, tirando o extremo norte, e sul do Mato Grosso do Sul. Por outro lado, no nordeste de Mato Grosso o mapa é vermelho, com pouca chuva. Uma área em amarelo, que vai do norte de Mato Grosso ao norte do Paraná teremos uma chuva mediana, de 30 a 40 milímetros, o que não é suficiente”, disse Pryscilla Paiva.
Segundo ela, no Paraná já houve bastante chuva e, por isso, há sinal verde para o plantio no estado. “Estamos em um período de tempo mais seco, mas haverá capacidade hídrica suficiente para receber essa semente de soja”, comentou.
Para o mês de setembro, também é esperada uma anomalia na temperatura, que deve ficar acima do normal em quase todo o país. No entanto, ainda ocorrerá uma onda de frio nesta semana, com previsão de geada na metade sul do Rio Grande do Sul.