Matopiba é um dos destaques no segundo dia da Agrotins 2020 100% Digital

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Região considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade, o Matopiba – região que compreende o bioma cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e responde por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras – é tema do segundo dia da Agrotins 2020 100% Digital. A partir das 9h50, direto da plataforma www.agrotins.to.gov.br, acontece o Encontro de Secretários Estaduais de Agricultura do Matopiba e o lançamento regional da plataforma ‘GeoMatopiba: Inteligência Territorial Estratégica para o Matopiba’ desenvolvida pela Embrapa Territorial.

Está prevista a assinatura de um protocolo de intenções para formalização de parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins (Seagro) e a Embrapa Territorial. A plataforma GeoMatopiba é gratuita e pode ser acessada pelo endereço www.embrapa.br/geomatopiba.

“O Matopiba representa a nova fronteira agrícola brasileira e juntos, possuímos mais de 14 milhões de hectares de áreas legalmente atribuídas” detalhou o secretário da Seagro e coordenador do Grupo Gestor do Matopiba, César Halum. Ele reforçou que a união dos estados faz a diferença: “o que nós estamos fazendo é unindo os quatro secretários de agricultura dos estados do Matopiba, utilizando o nome forte que temos, para fortalecer os nossos produtos, anunciando que o Cerrado cresce com sustentabilidade”.

Sobre o GeoMatopiba, o secretário César Halum destacou a potencialidade da tecnologia como fundamental para o planejamento de políticas públicas nos quatro estados componentes do Matopiba. A chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial e coordenadora do projeto de estruturação da plataforma, Lucíola Magalhães, complementou que a plataforma veio para completar uma lacuna de dados espaciais da região. Segundo ela, os novos dados, atualizados e disponibilizados de forma integrada e bastante acessível, buscam ampliar o acesso à informação pelos diferentes públicos e facilitar a tomada de decisão, ou ao menos, suscitar novas perguntas. “Para aqueles que querem atuar ou já atuam no Matopiba, essa ferramenta é uma oportunidade de facilitar diálogos e apoiar a extensão rural e a assistência técnica”, complementou a gestora.

Plataforma GeoMatopiba

A Embrapa Territorial (Campinas, SP) desenvolveu uma plataforma que disponibiliza, de forma interativa e integrada, mapas e dados sobre o Matopiba, acrônimo criado com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, para identificar uma região de cerrado com forte expansão agropecuária nas últimas décadas.

A ferramenta conta com dois pontos de entrada: o GeoWeb Matopiba e os painéis interativos. O GeoWeb Matopiba é um sistema de inteligência territorial que hospeda cerca de 200 planos de informação cartográficos – em diferentes níveis territoriais – organizados nos quadros: natural, agrário, agrícola, de infraestrutura e socioeconômico. O produto foi lançado em 2015 e, desde então, está disponível para uso no portal da Embrapa Territorial.

Os painéis interativos, novidades lançadas pela plataforma, visam complementar os dados do GeoWeb e fornecem uma estrutura de navegação guiada contendo, além de mapas, tabelas e gráficos dinâmicos, passíveis de filtragem. Os painéis estão organizados em quatro temáticas: produção agropecuária, crédito rural, empregos formais relacionados à agropecuária e tecnologias da Embrapa. Essas temáticas foram sumarizadas em um painel agregador, ponto de entrada na plataforma, que provê um panorama geral da agropecuária regional entre os anos de 2013 a 2018, em nível municipal.

A plataforma foi publicada de forma integrada com o Portal da Embrapa, o que garante uma interface adaptável para diferentes telas, podendo ser visualizada também em dispositivos móveis. Todos os dados estão disponíveis para download em diferentes formatos.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte conexaoto
você pode gostar também