PCdoB não vai trocar de nome, nem tirar foice e martelo da logomarca
A líder estudantil Carina Vitral negou a história que circulava nas redes sociais e que fez o nome do partido figurar entre os temas mais comentados do Twitter. De acordo com o jornalista William De Lucca, do 247, ela afirmou que o chamado “Movimento 65” será uma campanha de filiação e não uma mudança na identidade visual da sigla
A ativista Carina Vitral, ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), negou que o PCdoB mudará de nome. A fala dela foi reproduzida pelo jornalista William De Lucca, depois que começou a circular informação de que o partido pretendia tirar o “comunista” do nome e tirar de sua imagem a foice e o martelo, símbolo comunista.
“Pessoal, olha a informação que vem de dentro: a @carinavitral me explicou que o Movimento 65 vai ser uma CAMPANHA DE FILIAÇÃO, e não uma mudança na identidade visual do Partido. Os materiais vão trazer, inclusive, logo e nome da legenda. Faz muito mais sentido!”, postou De Lucca.
Depois a própria Carina Vitral reafirmou a negativa: “O @PCdoB_Oficial não vai mudar de nome, nem de símbolo, muito menos de programa. O movimento 65 é uma campanha pra fortalecer o partido, é um convite a todos e todas que tiverem compromisso com a democracia pra se filiarem e se candidatarem pelo partido”.
A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também rechaçou a informação: “não procede essa informação [de que o partido mudaria de nome]. Continua PCdoB, continua com seu símbolo, com sua legenda, com sua cor. Verde e amarelo sempre utilizamos, porque a gente não esconde a bandeira do Brasil. Mas não existe esse movimento de negação que estão comentando”.
De acordo com informações que haviam sido publicadas pelo site Metrópoles, o PCdoB passaria a adotar a expressão “Movimento 65”, em referênci ao nome da legenda, que pretende lançar o governador do Maranhão, Flávio Dino, como candidato a presidente da República em 2022. A sigla encobriria as palavras “partido” e “comunista”.
Ainda segundo a matéria, as cores verde e amarelo passariam a ser predominantes no partido, ao invés da cor vermelha. Também sairiam a “foice e o martelo”, símbolo da luta das classes trabalhadoras urbana (martelo) e rural (foice).
Apaguei dois posts sobre o PCdoB porque ambos tinham incorreções. Conversei com a @carinavitral e o @iago_montalvao e ambos disseram que o Movimento 65 é uma campanha de filiação ao partido e que não esconderá nome ou logo. Em nome da correção dos fatos, retifico o post anterior.
— William De Lucca (@delucca) 28 de dezembro de 2019
O @PCdoB_Oficial não vai mudar de nome, nem de símbolo, muito menos de programa. O movimento 65 é uma campanha pra fortalecer o partido, é um convite a todos e todas que tiverem compromisso com a democracia pra se filiarem e se candidatarem pelo partido.
— Carina Vitral (@carinavitral) 28 de dezembro de 2019
Em tempos que Bolsonaro diz que vai banir os vermelhos, que há um PL do filho do presidente pra criminalizar a “apologia” ao comunismo no congresso, fortalecer o partido é ainda mais necessário. Somos um partido aberto, combativo e renovado. Venham pro @PCdoB_Oficial!
— Carina Vitral (@carinavitral) 28 de dezembro de 2019