Sobrecarga de energia compromete a segurança da população e fornecimento do serviço
O cuidado com a rede elétrica é fundamental para evitar grandes transtornos como falta de energia, curtos-circuitos, incêndios em residências, comércios e outras estruturas. Uma atitude simples como informar à concessionária quando se amplia o seu consumo e adquire mais aparelhos para a residência, evita a sobrecarga de energia, garante a segurança e a qualidade no fornecimento do serviço. A sobrecarga nos transformadores ocorre quando a carga consumida pelo cliente é omitida ou informada incorretamente.
“Sempre que o cliente ampliar o seu consumo, adquirindo mais aparelhos eletrônicos, como ar-condicionado, geladeira, por exemplo, é preciso informar a Energisa”, explica Graziela Matos de Jesus, coordenadora de Planejamento Operacional. Ela complementa ainda que a concessionária disponibiliza a energia conforme a necessidade relatada pelo cliente, de forma a assegurar que todos os equipamentos listados funcionem.
Mas, declarar a carga pode deixar o valor da minha fatura mais cara? Não. A declaração de carga não tem impacto no valor cobrado na conta de luz, pois o valor da conta está ligado a quantidade de energia consumida, e a leitura do consumo é feita mensalmente. Assim, “declarar a carga só beneficia o cliente, que terá energia de qualidade em casa, explica Graziela”.
O principal problema causado por uma sobrecarga é colocar em risco as instalações elétricas e consequentemente, as pessoas que estão no local onde há a sobrecarga. “É um risco para a segurança de todos, pois se os cabos e disjuntores estiveram mal dimensionados, podem sofrer aquecimento acarretando queima ou até incêndio na edificação”, enfatiza Graziela.
Quando a carga é dimensionada corretamente, problemas como oscilação ou de nível de tensão são evitados e até a queima de transformadores, em alguns casos. Quando a declaração de carga é feita de forma correta, a Energisa pode fazer o dimensionamento da rede de distribuição (dos transformadores e dos cabos) necessária para atender adequadamente a unidade consumidora, mantendo assim a qualidade da energia recebida e a segurança.
Confira as dicas:
• Sempre que for solicitar uma ligação nova, faça a declaração da carga a ser atendida (quantidade de lâmpadas, equipamentos eletrodomésticos, tomadas, etc.), assim a Energisa irá definir a categoria do padrão de entrada. É importante que o cliente informe corretamente todas as cargas, principalmente as que causam perturbações e oscilações no sistema elétrico, como freezers, aparelhos de solda, ar-condicionado, são alguns exemplos;
• No pedido de ligação informe se sua solicitação será para atendimento definitivo ou provisório;
• Contrate profissionais habilitados para projetar e construir as instalações elétricas de suas edificações.