Trump completa 78 anos e destaca idade como questão central na eleição dos EUA
(Reuters) – Donald Trump completa 78 anos nesta sexta-feira, um fato que lembrará os eleitores de que os dois principais candidatos na disputa pela Presidência dos Estados Unidos neste ano são os mais velhos a disputar o cargo.
A idade e a capacidade mental têm estado no centro da disputa entre o republicano Trump e seu rival democrata, o presidente Joe Biden, muitas vezes recebendo mais atenção do que questões importantes à caminho da eleição de 5 de novembro.
Pesquisas de opinião mostram que os norte-americanos estão mais preocupados com a idade avançada de Biden, que tem 81 anos. Mas, aos 78 anos, Trump é apenas três anos e meio mais jovem, e seria a pessoa mais velha a ser empossada caso ganhe um segundo mandato.
Trump discursará nesta sexta-feira em uma festa de aniversário organizada para ele em West Palm Beach, no Estado da Flórida, por um grupo de apoiadores.
Na campanha, Trump não tem sido explícito sobre a idade de Biden, mas tem procurado capitalizar sobre todos os erros verbais de seu oponente, bem como o andar lento de Biden, para classificá-lo como inapto para a Presidência.
Biden tem pedido aos eleitores que se concentrem em suas realizações no cargo como prova de sua acuidade e força. Ele também tem descrito Trump como uma ameaça à democracia e criticado seus discursos, por vezes, desconexos, bem como o uso de retórica inflamada contra imigrantes por parte do republicano.
Ainda assim, até mesmo alguns democratas têm expressado preocupação com a capacidade de Biden de concluir outro mandato, o que faria aos 86 anos.
Em uma pesquisa da Reuters/Ipsos em fevereiro, cerca de 78% dos entrevistados — incluindo 71% dos democratas — disseram que Biden, já o presidente mais velho da história, é muito velho para trabalhar no governo. Cerca de 53% dos entrevistados disseram que Trump, que foi presidente de 2017 a 2021, é velho demais para estar no governo.
“Não se trata de idade, mas de competência mental”, disse a porta-voz da campanha de Trump, Karoline Leavitt, argumentando que os eleitores podem ver o contraste entre Biden e Trump, a quem ela descreveu como “afiado como um taco com resistência de elite”
A campanha de Biden não respondeu a um pedido de comentário.
Trump e Biden estão empatados nas pesquisas de opinião nacionais, com Trump à frente em vários dos Estados decisivos que podem definir a disputa de novembro.
Não está claro o quanto a idade será um fator no resultado final. Entre as questões que os eleitores estarão avaliando está a força da economia, bem como a imigração e o direito ao aborto.