Trump anunciará seu vice em julho e 4 nomes estariam em análise
A campanha do ex-presidente Donald Trump enviou documentos de verificação para pelo menos quatro potenciais companheiros de chapa, segundo relatórios mencionados pela revista americana Forbes. Os nomes são de políticos republicanos que já atuam como senadores e governadores: J.D. Vance (senador de Ohio), Marco Rubio (senador da Flórida), Doug Burgum (governador de Dakota do Norte) e Tim Scott (senador de Carolina do Sul).
A confirmação oficial só deverá acontecer na Convenção Nacional Republicana, que acontecerá entre 15 e 18 de julho, em Milwaukee, conforme já sinalizado pelo candidato a emissoras do país.
Trump seria o primeiro candidato desde o ex-presidente George Bush a anunciar sua escolha de vice-presidente na convenção. Bush apresentou Dan Quayle como seu vice-presidente no penúltimo dia da Convenção Nacional Republicana, em agosto de 1988.
Já na campanha de 2016, Trump anunciou o ex-vice-presidente Mike Pence como seu companheiro de chapa três dias antes da convenção.
Vários candidatos citados em rumores iniciais já teriam sido eliminados da lista de potenciais escolhas, segundo os portais americanos. A candidata republicana ao Senado do Arizona, Kari Lake, não está mais na disputa, informou o The Washington Post, dizendo que Trump tentou se distanciar dela, temendo que Lake perca a corrida ao Senado do Arizona e ele seja associado à sua perda.
A ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley, que não apoia Trump desde que desistiu da corrida presidencial, mas recentemente disse que votaria nele, também foi descartada. Porém, Trump afirmou que ela provavelmente estaria “em nossa equipe de alguma forma” se ele for eleito novamente.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, levantou especulações de que estava na disputa pela vice-presidência quando se encontrou com Trump em Miami em abril, segundo o Washington Post, mas a reunião teria sido sobre doadores financeiros para ajudar Trump.
Veja quem são os 4 principais nomes para vice de Trump:
- J.D. Vance: O senador de Ohio teria recebido perguntas formais da campanha de Trump e o candidato também mencionou seu nome entre os quatro favoritos a vice-presidente em uma entrevista nesta terça-feira (4), quando questionado se estava perto de tomar uma decisão.
- Marco Rubio: O senador da Flórida negou repetidamente que estaria em negociações com a campanha de Trump sobre se juntar à sua chapa, porém também disse no mês passado: “farei o que a campanha me pedir para fazer”, segundo a Forbes.
- Doug Burgum: Ex-adversário de Trump nas primárias do Partido Republicano, o governador da Dakota do Norte está entre os candidatos a vice-presidente que fizeram a peregrinação para apoiar Trump em seu julgamento criminal, no início deste mês. Burgum e sua esposa também participaram de um brunch de Páscoa ao lado de Trump.
- Tim Scott: Embora a maioria dos candidatos na lista de Trump tenha sido tímida sobre seu interesse no cargo, o senador de Carolina do Sul afirmou em uma entrevista na TV que tinha interesse, um dia depois de aparecer em uma arrecadação de fundos com Trump. Quando questionado se ele estará na chapa, acrescentou um “veremos, veremos”.
- Extra: Elise Stefanik: Presidente da Conferência Republicana, Stefanik é uma das apoiadoras mais leais de Trump no Congresso: ela foi a primeira líder do Partido Republicano a endossar sua candidatura em 2024 e frequentemente critica seus problemas legais em entrevistas. A campanha também teria pedido informações a ela.