5 melhores jogadores brasileiros da Ligue 1 2023/24
No próximo domingo, 19 de maio, acompanharemos a última rodada da Ligue 1 2023/24, com nove partidas sendo disputadas em paralelo, sacramentando o encerramento do mais importante torneio nacional do futebol francês. Já conhecemos o campeão de longa data, contudo, ainda há situações em aberto nesta reta final da competição, com a disputa pela última vaga direta para a tão sonhada Champions League.
Nesse contexto de “despedida”, nada mais justo que fazermos as tradicionais retrospectivas sobre a edição, não é mesmo? Hoje, neste artigo, apontaremos os cinco jogadores brasileiros que mais se destacaram no Campeonato Francês desta temporada – atletas que permaneceram muito tempo lesionados, como o lateral Caio Henrique, não foram levados em consideração na montagem da lista.
6. Menção honrosa: Lucas Beraldo (PSG)
Convocado para representar a Seleção Brasileira na Copa América, o jovem zagueiro de apenas 20 anos de idade foi quase “lançado aos leões” em seu início de jornada com a camisa do PSG, iniciando partidas como titular com pouquíssimo tempo de casa em virtude das baixas no setor. É bem verdade que, em alguns momentos, Beraldo cometeu certos deslizes, mas em linhas gerais deixou uma ótima impressão em seu primeiro semestre no clube. A boa saída com os pés e leitura de jogo foram seus pontos fortes.
5. Ângelo (Strasbourg)
Principal válvula de escape do ataque do Strasbourg, o garoto Ângelo, cria da base do Santos, terminou a temporada com status de “xodó” da torcida do clube. Com quatro assistências distribuídas, teve uma participação bem sólida neste Campeonato Francês. Ainda precisa evoluir na tomada de decisão, mas mostrou o suficiente para convencer os fãs da equipe de que merece mais uma temporada por lá. Será que o Chelsea vai liberar?
4. Douglas Augusto (Nantes)
Revelado nas categorias de base do Fluminense, o volante de 27 anos de idade foi apontado por inúmeros torcedores do Nantes nas redes sociais como uma das “gratas surpresas” do time nesta temporada. Com média superior a 5 recuperações de bola por partida, chamou atenção justamente pela intensidade e combatividade no meio-campo. Atuou em 24 jogos do clube nesta Ligue 1.
3. Vanderson (Monaco)
Cria da base do Grêmio, Vanderson defende o Monaco desde 2022 e teve, em 2023/24, a sua temporada mais madura/vistosa com a camisa do clube do Principado. Além de somar bons números defensivos – com destaque para as 6 recuperações de bola/jogo de média –, anotou três gols e uma assistência em 20 partidas disputadas nesta Ligue 1, tendo sido um dos melhores de sua posição na competição.
2. Marquinhos (PSG)
Declínio técnico? Que nada! Marquinhos segue com muita moral junto ao torcedor do PSG, sendo o grande líder moral do sistema defensivo do time. Nesta temporada, o camisa 5 enfrentou algumas lesões, o que culminou na perda de alguns jogos – foram apenas 20 exibições na Ligue 1, sendo 17 delas como titular –, mas quando esteve em campo, elevou demais o nível de qualidade e competitividade do setor.
1. Dante (Nice)
Esbanjando vitalidade aos 40 anos de idade, Dante foi, em nossa opinião, o melhor jogador brasileiro desta edição do Francesão. Com média surreal de 7 recuperações de bola por partida e presente como titular em 31 partidas do Nice – número bastante alto de aparições, que depõe em favor do seu bom preparo e confiabilidade no aspecto físico –, liderou o seu clube a um feito expressivo: posto de melhor defesa do torneio, com menos de 30 gols sofridos ao longo da campanha.