Fifa anuncia criação de Mundial de Clubes Feminino e mudanças no calendário da modalidade; saiba mais
O Conselho da Fifa se reuniu nesta quarta-feira, 15, em Bangkok, na Tailândia, e realizou importantes anúncios em relação ao futebol feminino. O grande anúncio do dia ficou por conta da criação de um Mundial de Clubes Feminino, que será disputado pela primeira vez em 2026 (janeiro ou fevereiro). A competição será realizada de quatro em quatro anos, assim como a Copa do Mundo, e será formada por 16 equipes.
A Fifa não informou o local da edição inaugural do Mundial de Clubes Feminino. Outras questões, como os critérios de classificação e a distribuição de vagas por continente, também seguem em aberto. ‘Mais detalhes serão divulgados no futuro’, segundo a própria entidade. A Conmebol quer quatro vagas para a América do Sul, conforme já anunciado pela confederação.
A Fifa ainda aproveitou o evento na Tailândia para anunciar mudanças no calendário internacional do futebol feminino. As alterações anunciadas são para o período entre 2026 e 2029. A entidade reduziu o número de “Datas Fifa”, ou janelas internacionais, anuais de seis para cinco. Essas “janelas” sempre respeitarão um período mínimo de intervalo de quatro semanas, e serão disputadas nos meses de: fevereiro-março, abril, maio-junho, outubro e novembro-dezembro.
Mais, essas Datas Fifa ainda não foram separadas em “Tipo 1” (maio-junho e de outubro) e “Tipo 2” (fevereiro-março, abril e novembro-dezembro). Serão nove dias de duração e até duas partidas para cada seleção na Tipo 1, já a Tipo 2 vai contar com 12 dias e cada equipe nacional vai poder disputar até três jogos.
A Fifa ainda lembrou que vai anunciar nesta sexta-feira, 17, onde será a próxima Copa do Mundo Feminina, marcada para 2027. O Brasil quer receber o Mundial e está concorrendo contra o trio Holanda, Bélgica e Alemanha, que montaram uma aliança.