Com gol e prêmio, joia brasileira do Chelsea brilha na França e futuro do atleta será discutido
Cercado de expectativas, jogador teve primeiro semestre apagado, mas apresentou evolução na Ligue 1
O projeto de Todd Boehly e da Clearlake Capital para o Chelsea, pautado no investimento em jovens atletas, tem seus prós e contras. Em relação aos pontos positivos, há a possibilidade de construir um time longevo, gastar menos com contratações na comparação com atletas em outros estágios de carreira, entre outros.
Os aspectos negativos também são vários, como o impacto da falta de experiência no contexto coletivo — o que pode gerar frustrações esportivas relevantes e minar o ambiente — e a dificuldade de desenvolver múltiplos talentos em uma equipe muito jovem.
As últimas contratações dos Blues refletem bem essas diferentes nuances. A transferência de Cole Palmer, por exemplo, soou como uma pechincha pelo nível apresentado. Em contrapartidas, muitas outras ainda não deram as respostas que se espera.
Nesse sentido, alguns brasileiros estão envolvidos no projeto do Chelsea para o futuro, mas ainda não se consolidaram no primeiro nível, como o caso de Andrey Santos. O meio-campista chegou ao futebol inglês no meio de 2023, já com passagem pela Seleção Brasileira principal.
A expectativa era que ele pudesse dar retorno imediato na elite do futebol inglês, porém o empréstimo ao Nottingham Forest teve um enredo completamente diferente. Ele praticamente não jogou, o contrato foi rompido antecipadamente e, em janeiro, ele rumou à França.
Na Ligue 1, o roteiro tem sido diferente. Desde que chegou ao Strasbourg, que pertence aos mesmo donos do Chelsea, Andrey Santos fez sucesso e se tornou titular da equipe de Patrick Vieira.
No último jogo do time, diante do Metz, ele foi responsável pelo gol da virada, nos acréscimos do segundo tempo. O tento coroou seu bom momento. O camisa 8 mantém uma sequência de oito partidas consecutivas como titular.
Definição sobre futuro de Andrey Santos está em pauta, diz jornalista
De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, a BlueCo, empresa por trás da administração tanto do Chelsea quanto do Strasbourg, se reunirá com os agentes do meio-campista para debater as possibilidades para a próxima temporada.
O time inglês está satisfeito com o progresso que o jovem tem demonstrado na Ligue 1. Sendo assim, a renovação do empréstimo ao time de Vieira está entre as possibilidades. No entanto, não há qualquer definição sobre o tema.
A avaliação positiva de Andrey Santos não é um fato que diz respeito apenas aos torcedores da equipe do nordeste da França. Recentemente, ele recebeu o prêmio de revelação do campeonato pelo mês de março.
Originalmente um “segundo volante”, como se diz no Brasil, um meio-campista importante na fase defensiva, mas com capacidade para criar e finalizar, o brasileiro tem feito um papel diferente, mais responsável pela proteção da defesa e qualificação da saída de bola.
Nesse caso, é importante destacar que seu mentor foi um mestre da posição e essa relação pode ajudar muito no desenvolvimento do jovem ex-Vasco. Vieira brilhou em suas passagens pelo futebol inglês, italiano e com a camisa da seleção da França.