Premier League anuncia os 8 indicados a Jogador da Temporada; veja os nomes e como votar
Disputa se notabiliza por estar mais acirrada em relação ao ano anteriores, assim como a própria corrida pelo título da atual edição da liga
Nesta quinta-feira (9), a Premier League abriu a votação para o prêmio de “Player of the Season”, o “Jogador da Temporada”, em tradução para o português. Oito atletas de cinco times diferentes disputam o posto.
O troféu, organizado juntamente ao jogo EA Sports FC, uma das principais marcas parceiras da competição, é decidido por meio do voto popular. Para votar, basta acessar o site pl.pots.easports.com.
No endereço eletrônico, não é necessário se cadastrar nem inscrever qualquer tipo de dado pessoal. Os interessados em formar o colégio eleitoral apenas precisam escolher qual dos atletas é o que merece o prêmio e confirmar o teste reCAPTCHA, que auxilia a integridade da votação contra o uso de bots.
Na última temporada, o vencedor foi Erling Haaland, do Manchester City. Ele anotou 36 gols e oito assistências em 35 jogos da competição, além de ter erguido o troféu do torneio. Não havia muita possibilidade de discutir outros nomes que não o norueguês.
Em contrapartida, a atual edição conta com uma competição mais aberta, sobretudo em função do título ainda não estar decidido. Os Citizens disputam o topo da Premier League contra o Arsenal e cada uma das equipes tem dois candidatos ao prêmio de Jogador da Temporada 2023/24.
No elenco de Pep Guardiola, Haaland e Phil Foden são os postulantes ao troféu. Já os representantes dos Gunners são Martin Odegaard e Declan Rice, dupla de meio-campo titular de Mikel Arteta.
Além deles, há jogadores de Aston Villa, Chelsea, Liverpool e Newcastle como concorrentes à premiação. São eles, respectivamente: Ollie Watkins, Cole Palmer, Virgil van Dijk e Alexander Isak.
O favorito veste azul
Ao contrário do que costuma ocorrer na maioria dos países com relevância no mundo do futebol, na Inglaterra há três diferentes prêmios respeitados para coroar o Jogador da Temporada da Premier League.
Há o troféu organizado pela própria competição e outros dois: um realizado pela Associação dos Jogadores Profissionais (PFA) e outro pela Associação dos Jornalistas de Futebol (FWA).
Eles nem sempre concordam entre si. Ainda assim, dos últimos dez escolhidos, sete levaram aos menos dois dos três troféus para casa. Com isso, inegavelmente, há uma certa convergência entre eles.
No caso desta temporada, a FWA já apontou seu futebolista do ano: Phil Foden. O jovem meia-atacante do Manchester City vive o que provavelmente é, em termos individuais, o melhor ano de sua carreira.
Ele foi responsável por decidir jogos extremamente importantes para os Sky Blues, não somente no Campeonato Inglês. No total, somou 16 gols e oito assistências em 32 jogos do torneio. Números fantásticos.
Com os Citizens com grandes chances de erguer a taça e o alto nível apresentado por Foden, sobretudo nas ausências de nomes como Kevin de Bruyne e Haaland, é possível ver o camisa 47 como favorito ao troféu.