Em Almas, governador Wanderlei Barbosa participa do encerramento da Agrosudeste 2024
Após quatro dias de programação, é encerrada oficialmente, nesse sábado, 13, a 8ª edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste). O governador Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama Karynne Sotero, prestigiou o último dia do evento, que tem apoio do Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).
O chefe do Executivo estadual participou da tradicional missa do vaqueiro e prestigiou ainda a 3ª edição da Cavalgada Agrosudeste. “Neste encerramento, garantimos que a região sudeste é extremamente importante para o nosso estado. Por meio do agronegócio e incentivando eventos como esses, colaboramos com o setor produtivo e reforçamos a riqueza da cultura tocantinense”, ressaltou o governador Wanderlei Barbosa.
A feira é realizada anualmente no Parque Agrotecnológico Neiçon Gomes, em Almas, e é considerada maior da região sudeste do Tocantins. Este ano, o evento ocorreu de 10 a 13 de abril, com mais de 50 expositores locais e de outros estados, além de representantes de cinco instituições financeiras. Estima-se que a feira movimentou cerca de R$ 50 milhões em negócios, além de atrair cerca de 20 mil pessoas durante os dias de realização. O evento destacou-se pela presença de tecnologia de ponta e oportunidades de negócios e aprendizado.
O governador Wanderlei visitou as instalações da feira, passando pela Arena do Conhecimento da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); pelo Pavilhão da Mineração, da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto); e ainda pelo Espaço Sebrae Agro, onde foram debatidas as capacitações na área privada com o setor produtivo estadual.
“Temos muitos programas de incentivo ao pequeno produtor e também micro e pequeno empreendedor, sabendo do quanto podem ser rentável e produtivo as atividades agro. A feira foi um sucesso, agradeço ao governador e o parabenizando o seu empenho com o apoio a esse evento”, afirmou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) e vice-presidente do Sebrae, Paulo Carneiro.
Conforme o prefeito de Almas, Wágner Nepomuceno Carvalho, a feira destacou o potencial da região para o agronegócios, agradeceu o apoio do Governo do Tocantins, pela atenção, pelo cuidado e pelo apoio a eventos que contribuem para o crescimento local. “A feira tem muita importância para a nossa região, mas ficamos imensamente orgulhos em saber que a nossa cidade contribui para todo o estado, por meio do agronegócio. Parabenizo o governador, que mesmo com os cuidados médicos pós-cirúrgicos, veio prestigiar nosso evento, que não seria realizado com essa magnitude sem o apoio dele”, afirmou o prefeito.
Setor turístico
Fazendo parte da região das Serras Gerais, Almas abriga inúmeros atrativos turísticos famosos, por conta da rica beleza natural, como o Cânion Encantado, a Cachoeira da Cortina, a Cachoeira Da Fumaça, dentre outros.
Por meio da programação cultural da feira, o número de pessoas da cidade acaba aumentando e favorecendo o comércio local, sobretudo o turismo. O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, destacou a feira como um fator fundamental para o incentivo turístico na região. “O agronegócio é um dos pontos fortes da gestão Wanderlei e o nosso governador tem apoiado muitas atividades como esta. A feira sem sobra de dúvidas contribui para o turismo local, além de fomentar a economia da região das Serras Gerais”, comentou o secretário.
Agrosudeste
A Agrosudeste é realizada pela Central das Associações dos Produtores Rurais de Almas e Porto Alegre do Tocantins (Cenaprap) e conta com a parceria do Governo do Tocantins, por meio das secretarias de Estado, além de instituições da iniciativa privada.
Envolvendo 25 municípios da região e cidades de outros estados como Bahia, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul, a feira tem mostrado a potencialidade da região sudeste do Tocantins em políticas e tecnologias no setor do agronegócio, além de abrir campo de pesquisas e inovações para o setor.
Entre as novidades da 8ª da feira, destaca-se o Complexo de Piscicultura de Tanques Escavados, que sediou um dos maiores “Dia de Campo” da região sudeste, voltado para o pequeno produtor. Outro destaque é a implantação pioneira da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) em área pública no Tocantins. Essa iniciativa visa promover a recuperação de áreas de pastagens degradadas, agregando diferentes sistemas produtivos, como grãos, fibras, carne, leite e agroenergia, na mesma propriedade.
Edição: Alba Cobo
Revisão Textual: Marynne Juliate