Governo do Tocantins impulsiona criação de Plano Municipal da Pesca e Aquicultura

-- Publicidade --

-- Publicidade --

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), promoveu uma reunião técnica da Trilha da Piscicultura no município de Novo Acordo, nessa quarta-feira, 10.

O programa é parte integrante da agenda institucional da pasta, por meio do subprograma Produtos da Terra. Seu propósito é fomentar a cadeia produtiva do pescado no Estado e incentivar a elaboração do Plano Municipal da Pesca e Aquicultura nas cidades com potencial aquícola.

A Trilha da Piscicultura desempenha um papel fundamental na agenda institucional do Governo do Tocantins, concentrando-se em fortalecer a produção de pescado no Estado, dando ênfase à organização dos pequenos produtores para formar as agroindústrias.

Doação de terreno

Um momento a ser destacado na reunião de Novo Acordo foi o anúncio feito pela prefeita Deusany Batista, após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, de que fará a doação de um terreno para abrigar as futuras instalações da agroindústria do pescado para atender a demanda regional.

“Parabéns e obrigada a todos os envolvidos por mais um passo significativo em prol da nossa piscicultura! Vamos continuar trabalhando juntos para colher os frutos desse compromisso com nosso desenvolvimento”, ressaltou Deusany.

Termo de Cooperação Técnica

O termo firmado entre o Governo do Estado e o município delineia como as ações conjuntas serão realizadas por cooperativas, entidades governamentais, instituições de pesquisa, com a troca de tecnologias, e outros parceiros-chave. Este é o ponto de partida para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Municipal da Pesca e Aquicultura, alinhado com as diretrizes do Plano Nacional.

Lajeado

O município de Lajeado do Tocantins também recebeu a Trilha da Piscicultura, na semana passada, onde o prefeito Júnior Bandeira recebeu o apoio do Governo do Tocantins e dos parceiros federais, como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e de órgãos estaduais, como Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e empresas privadas, incluindo a Tilatins, dentre outras instituições que apoiam e cooperam com as ações integradas dentro da cadeia produtiva aquícola e pesqueira do Tocantins.

“Nosso governador Wanderlei Barbosa compreende a grandeza que pode se tornar nossa atividade aquícola e como ela tem que ser trabalhada. Por isso criou a Secretaria da Pesca e, por meio das nossas atividades, as políticas públicas sairão do papel e se tornarão realidade, trabalhando em conjunto, de forma que elas sejam aplicadas”, afirmou a gestora da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida.

Em Lajeado, o prefeito Junior Batista também colocou a prefeitura à disposição para atender os produtores. “Se precisar de um terreno, a prefeitura se coloca à disposição para que em um diálogo com a Câmara Municipal, a gente consiga a área ideal para que seja própria para a atividade. Estamos unidos nesse propósito e prontos para avançar”, destacou.

Edição: Caroline Spricigo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Em Lajeado, prefeito garante que vai ceder terreno para a instalação da agroindústria do pescado – Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
Objetivo da Trilha da Piscicultura é fortalecer a cadeia produtiva com políticas públicas que venham subsidiar a construção de agroindústrias – Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
Trilha da Piscicultura reúne governos federal, estadual e municipal, além de parceiros para atender os produtores – Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
Banner825x120 Rodapé Matérias
você pode gostar também