Destaques e resultados do segundo dia da fase de grupos da Libertadores
A fase de grupos da Libertadores começou nesta semana e até agora nenhum clube brasileiro conseguiu vencer. Botafogo, Fluminense e Palmeiras entraram em campo na última quarta-feira (3). Ao todo foram 13 gols em seis jogos.
Apenas o Glorioso jogou em casa e estava com força máxima. Já o Tricolor das Laranjeiras tinha desfalques importantes, como Germán Cano, artilheiro da última edição do torneio, John Kennedy, autor do gol do título em 2023, e o maestro PH Ganso. Para completar, o Alviverde escalou um time alternativo visando a final do Paulistão no final de semana.
Resultados da Libertadores 2024
Faltam cinco jogos para terminar a 1ª rodada da fase de grupos e todos acontecem nesta quinta-feira (4). Para começar, às 19h (de Brasília) tem Caracas x Atlético-MG e Rosario Central x Peñarol. Depois às 21h (de Brasília) a bola vai rolar para Palestino x Bolívar, Liverpool x Independiente del Valle e Talleres x São Paulo.
- Cobresal 1 x 1 Barcelona de Guayaquil
- Millonarios 1 x 1 Flamengo
- The Strongest 2 x 0 Grêmio
- Deportivo Táchira 0 x 2 River Plate
- Universitario 2 x 1 LDU
- Huachipato 1 x 1 Estudiantes
- Nacional 2 x 0 Libertad
- Botafogo 1 x 3 Junior Barranquilla
- Colo-Colo 1 x 0 Cerro Porteño
- San Lorenzo 1 x 1 Palmeiras
- Alianza Lima 1 x 1 Fluminense
Destaques do 2º dia da fase de grupos da Libertadores
1. Arbitragem brasileira
O gaúcho Anderson Daronco trabalhou na vitória do Nacional sobre o Libertad, no Estádio Gran Parque Central, em Montevidéu (Uruguai). Ele marcou 25 faltas, sendo 14 dos donos da casa, e distribuiu três cartões amarelos. O placar terminou 2 a 0 e Recoba ainda acertou a trave.
2. Desencantou
Pode-se dizer que o Flu saiu no lucro jogando fora de casa, mais pelo resultado do que pelo desempenho. Contratado nesta temporada, Marquinhos marcou o primeiro gol dele com a camisa tricolor no quarto jogo dele pelo clube. Foi o primeiro dos oito reforços para 2024 a balançar a rede neste ano. O Alianza Lima se aproveitou dos erros de passe do sistema defensivo tricolor e saiu na frente com Serna e o zagueiro Thiago Santos ainda salvou o que seria o segundo gol dos peruanos.
3. Boletim médico
Escalado como titular, Renato Augusto deixou o campo ainda no primeiro tempo sentindo um problema físico. Ele saiu aos 27 minutos e Lima foi o escolhido para ocupar a vaga.
4. Carrasco
A torcida encheu o Estádio Nilton Santos, mas as vaias surgiram ainda no primeiro tempo. A defesa botafoguense deve ter tido pesadelos com o colombiano Carlos Bacca, de 37 anos, afinal ele comandou a vitória do Junior Barranquilla, marcando um gol de pênalti e outro driblando o goleiro Gatito Fernández. Foi apenas o segundo clube a vencer fora de casa até agora na fase de grupos. Fuentes ampliou e Hugo descontou para o Alvinegro de General Severiano.
5. Convidado ilustre
Ex-Braga (Portugal), Artur Jorge ainda não foi anunciado oficialmente como novo técnico do Botafogo, mas já começou a trabalhar. O português de 52 anos desembarcou no Brasil e logo foi para o estádio com seus auxiliares, onde acompanhou das cabines a derrota do Glorioso.
6. Duelo de campeões
Em Buenos Aires foram dois gols de bola parada. Uma cabeçada do zagueiro Romaña após escanteio colocou o San Lorenzo em vantagem sobre o Palmeiras. O técnico Abel Ferreira então acionou alguns titulares no segundo tempo, como Flaco López, artilheiro do time na temporada, e Piquerez, que empatou após cobrança de falta sofrida por Luis Guilherme.
7. No apagar das luzes
A outra vitória do dia aconteceu no Chile, mais precisamente no Estádio Monumental de Santiago. O Cerro Porteño finalizou mais (nove contra sete), mas o castigo veio no fim e o Colo-Colo somou os três pontos necessários que o colocam na liderança isolada do mesmo grupo do Fluminense.