ARAGUATINS: Enfermeiras reclamam e diretor de hospital rebate
Um grupo de técnicas e técnicos em enfermagem do município de Araguatins, no Bico do Papagaio, reclamam da gestão no Hospital Municipal. O grupo alega arbitrariedades nas escalas e plantões, má qualidade na alimentação e péssimas condições de trabalho.
Segundo as enfermeiras, não estão sendo respeitadas as 30hs acordadas desde gestões passadas. A qualidade nas refeições servidas a trabalhadores e pacientes estariam com qualidade abaixo da recomentada e que o tratamento dispensado aos funcionários não tem sido a altura do merecido pelos profissionais, bem como atendimento aos usuários.
Nas redes sociais o diretor do hospital, Ruy Matos, disse que sobre a carga horária, os concursados assumiram os postos de trabalho e no edital do certame são para 40hs, que as referidas 30hs estavam sendo cumpridas apenas por força de acordo, e que por recomendações de órgãos de controles, as escalas voltaram ser 11 plantões em meses de 31 dias, no qual ainda sim, não daria as 40hs e que o cumprimento de 30hs estaria onerando a folha pagamento, com plantões extras.
Sobre a alimentação ele disse que o hospital serve 6 refeições diárias, dentro da qualidade e padrão esperados.
“Sobre questão do atendimento, existe pnh/política nacional de humanização no qual é classificado pacientes por cores isso é uma postura adotado mundialmente e nos serviços de saúde somos obrigados adotar conforme o Ministério da Saúde. São classificados por cores vermelho, laranja, verde e azul e nesse caso tem tempo de atendimento que chega até 240 min no modelo azul. A população tem Araguatins tem cultura hospitalocêntrica, de ir ao hospital em casos que não são de hospital, exemplo: troca receita, pedido de exames, consultas, etc, que são situações de atendimento da atenção básica”, finalizou.