Ibovespa hoje: índice sobe em linha com Bolsas de Nova York
Ações do Magazine Luiza (MGLU3), por outro lado, tombam na sessão após atingirem a menor cotação da história
O Ibovespa opera em alta nesta terça-feira (24), acompanhando o bom humor externo. Às 15h03 a principal referência da B3 avançava 0,52%, aos 113.376,29 pontos, oscilando entre máxima a 114.248,72 pontos e mínima a 112.813,83 pontos.
Nos Estados Unidos, as Bolsas de Nova York operam no campo positivo, com Nasdaq em valorização de 0,49%, enquanto Dow Jones sobe 0,49% e S&P 500 tem ganhos de 0,44%. As Bolsas europeias também tiveram um dia positivo e encerraram o dia em alta, sob expectativa de pausa no aperto monetário do Banco Central Europeu (BCE) e do Federal Reserve (Fed), conforme é possível conferir nesta matéria.
Já o petróleo acelerou queda nesta tarde, com o Brent recuando 1,64%, enquanto o WTI cede 2,19%. Mesmo com o desempenho da commodity, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) operam em alta, recuperando-se após as fortes perdas da véspera, quando tombaram mais de 5% monitorando possíveis mudanças no estatuto social da empresa.
Os papéis da Vale (VALE3), também de grande peso para a composição do Ibovespa, avançam mais de 2% na sessão, impulsionados pelo salto na cotação do minério de ferro. A commodity fechou em alta de 3,78% no mercado futuro da Dalian Commodity Exchange, na China. Outras companhias do setor de mineração e siderurgia também figuram entre os destaques positivos do Ibovespa, como CSN Mineração (CMIN3), que sobe 2,71%.
Do lado oposto, os papéis do Magazine Luiza (MGLU3) lideram as perdas do Ibovespa, recuando mais de 6%, após atingirem a menor cotação de sua história. Suzano (SUZB3) e Casas Bahia (BHIA3) também estão entre os destaques negativos do dia.
Na segunda-feira (23), o índice fechou em queda de 0,33%, aos 112.784,52 pontos, acompanhando o tombo das ações da Petrobras (PETR3;PETR4).
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.