Governo do Tocantins é destaque em políticas educacionais para alfabetização de crianças

Em encontro nacional de estados para tratar sobre o tema, o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe) é apresentado como uma política pública diferenciada do Tocantins, que coloca o Estado em posição de destaque no país

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Ao representar o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, marcou presença no Seminário Nacional pela Alfabetização 2023, realizado nessa terça-feira, 19, em Brasília/DF. O evento foi mediado pela secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC) e ex-governadora do estado do Ceará, Izolda Cela, e contou com a presença de governadores e secretários estaduais de educação de todo o país.

Na ocasião, o secretário Fábio Vaz apresentou o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), mostrando como o Tocantins já tem políticas públicas avançadas na área da alfabetização. “Tudo que vem sendo trabalhado nos encontros nacionais, onde os estados discutem os caminhos para o futuro da educação pública no país, são políticas que o Tocantins já adota, o que nos coloca na vanguarda da educação pública de qualidade no país. A integração entre governo, estados e municípios, apresentada como prioridade, já é uma realidade para o Tocantins. Nós acreditamos que a educação de um país não se faz apenas nas escolas estaduais, mas com todas as escolas públicas trabalhando de forma conjunta”, frisou.

O tema central do seminário foi o Regime de Colaboração como estratégia nacional para garantir a alfabetização de crianças, um tema prioritário na política educacional do Governo Federal. O Regime de Colaboração é uma determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n° 9.394/96, que tem o objetivo de integrar Governo Federal, estados e municípios para atuarem de forma unificada nas políticas públicas de educação do Brasil.

Durante o evento, o secretário Fábio Vaz destacou que, no Tocantins, o Profe, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), possui metas claras a serem alcançadas pela educação no Estado, tendo a alfabetização infantil entre as prioridades. “O governador Wanderlei Barbosa colocou a educação como prioridade no Tocantins. Lançamos o Profe baseado em oito eixos que se integram na execução das ações, considerando as políticas públicas nacionais e envolvendo os municípios. Hoje, 100% dos municípios tocantinenses aderiram ao programa, como também aderiram ao Programa Nacional pela Alfabetização”, ressaltou o secretário.

Programa de Fortalecimento da Educação 

O programa é uma iniciativa colaborativa e de inovação de gestão, sendo planejado para ser desenvolvido no período de 2023 a 2027, no Tocantins. O Profe, que está em processo de implantação, beneficiará mais de 142 mil estudantes de escolas públicas estaduais e municipais, e mais de 11 mil professores, com ações direcionadas aos 139 municípios.

Profe prevê investimentos em obras, tecnologia, apoio aos municípios, valorização dos servidores, inclusão, reconhecimento das boas práticas nas redes estadual e municipais, dentre outras estratégias com foco na melhoria das aprendizagens e, consequentemente, dos indicadores educacionais.

Em relação a outras políticas públicas educacionais já realizadas no Estado, o programa tem como diferencial o olhar amplo para todo o território estadual. Atualmente, 85% das escolas públicas para os anos iniciais fazem parte das redes municipais de ensino, 5% são de responsabilidade da rede estadual e 10% das escolas privadas. Com o Profe, o Governo do Tocantins cuida da educação pública no Estado com o olhar voltado para alunos e professores de forma ampla, rompendo barreiras territoriais e priorizando os resultados para o nível educacional do Tocantins.

Compromisso com a alfabetização no país

Os participantes enfatizaram a importância do Regime de Colaboração como abordagem fundamental para alcançar a alfabetização de crianças, até os sete anos de idade, como estabelece o Plano Nacional de Educação Infantil.

O secretário Fábio Vaz destacou a importância do compromisso para alcançar os resultados. “A implementação do Regime de Colaboração exige um diálogo amplo e abrangente, envolvendo todos os níveis de governo e as demais partes interessadas na educação. Essa abordagem visa unir esforços para superar obstáculos e criar condições propícias para que cada criança alcance o nível adequado de alfabetização”, afirmou.

Edição: Victória Milhomem

Revisão Textual: Marynne Juliate

Governo Federal lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada para superar os desafios da alfabetização no Brasil – Vinícius Santa Rosa/Governo do Tocantins
Secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, representando o governador Wanderlei Barbosa, marcou presença no evento realizado em Brasília – Vinícius Santa Rosa/Governo do Tocantins
Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte to
você pode gostar também