Cidades do Sul do RS têm chuva forte e alagamentos
Estado têm alerta de temporal até as 10h de sexta-feira (8). Pelotas teve 110 mm de chuva em 24 horas. Universidade Federal da cidade suspendeu as atividades.
Cidades da Região Sul do RS têm registro de chuva forte e alagamentos no fim da noite de quinta-feira (7). A Defesa Civil do estado mantém um alerta de temporais, chuva intensa e descargas elétricas até a manhã de sexta (8).
Segundo a Coordenação Regional Sul de Proteção, a chuva atingiu 110 mm nas últimas 24 horas. Diversos pontos da cidade tiveram alagamentos. Até a mais recente atualização desta reportagem, 12 famílias ficaram desalojadas – encaminhadas à casa de parentes, e uma foi desabrigada. O Corpo de Bombeiros ajudou no resgate.
A família desabrigada foi encaminhada para a ️Casa de Passagem, que atende também 60 pessoas em situação de rua e seu animais de estimação.
Algumas vias então obstruídas nos bairros Fragata, Sítio Floresta, Navegantes, Pontal da Barra, Balneário dos Prazeres, Obelisco e Dunas. A Ponte da Michaela, na Cascata, foi interditada para trânsito.
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) suspendeu a as aulas na sexta, em função da chuva.
Uma sala de gestão monitora as próximas horas e segue em atenção durante a madrugada.
Em Rio Grande, um trecho da BR-471 ficou com uma lâmina acumulada de água. A cidade também está em alerta, e um abrigo está pronto para ser instalado.
A Defesa Civil também monitora a ocorrência de chuvas em Capão do Leão, ainda sem notícias de transtornos.