A Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos, localizada na Arno 44 (409 Norte) será palco às 19 horas, desta terça, 22, do lançamento do projeto Mini Cidadão, realizado pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed). O objetivo do projeto é facilitar a emissão do documento de identificação para crianças de 0 a 12 anos, matriculadas em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas de Ensino Fundamental da Capital, como forma preventiva de segurança.
Nos dias 24 e 25 de agosto, equipes da Educação, do Ministério Público, do Instituto de Identificação e da Receita Federal estarão na unidade para emitir carteiras de identidade com o CPF para as crianças matriculadas.
Segundo o diretor de Ensino Fundamental da Semed, Daniel Tramontini, é com muita satisfação que a Educação de Palmas participa como parceira desse projeto. “Estamos honrados em contribuir com essa ação, que irá garantir a identificação biométrica de centenas de crianças e adolescentes da nossa rede. Essa identificação, além de um direito, é fundamental para segurança delas”, destacou o gestor.
Segundo a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), a promotora de Justiça isabelle Figueiredo, diferente da certidão de nascimento, o RG tem a foto da criança, a impressão digital e o nome dos genitores ou responsáveis, dados que podem dificultar a ação de criminosos e facilitar a busca e identificação em caso de desaparecimento. “O desaparecimento de crianças tem peculiaridades, como o fato de elas mudarem rapidamente de fisionomia e, se forem muito novas, não possuírem a capacidade de informar quem são seus pais ou onde moram, por isso, a biometria facilita muito essa identificação na hora de localizar uma criança”, disse.