Ação da PetroReconcavo tem ponto de entrada sólido e potencial de 90%, alerta BTG
A produção de petróleo deve disparar no segundo semestre, impulsionando a produção consolidada do ano, calculam os analistas
O BTG Pactual lançou um relatório a clientes na noite desta quinta-feira (20) com o alerta para um “sólido” ponto de entrada nas ações da PetroReconcavo (RECV3), exploradora de petróleo e gás na Bahia e Rio Grande do Norte, cuja queda em 2023 está em 37%. O preço-alvo projetado pelos analistas Pedro Soares e Thiago Duarte, de R$ 39, sugere um potencial de valorização de 90%.
Eles explicam que as preocupações do mercado que levaram ao ritmo ruim dos papéis no ano estão em torno da revisão da expectativa de investimentos de 60% implícita no novo relatório de reservas divulgado em março e atrasos na mobilização de plataformas e equipamentos de perfuração, fazendo com que a produção de petróleo tenha um desempenho inferior no primeiro semestre do ano.
Soares e Duarte, contudo, acreditam que o momento operacional melhorará significativamente no curto prazo, oferecendo um bom ponto de entrada na ação.
“A atual produção de gás já está acima dos níveis esperados para 2023, apesar da queima de volumes não monetizados. A produção de petróleo também deve disparar no segundo semestre, impulsionando a produção consolidada do ano (excluindo-se a Maha Energy, empresa comprada em fevereiro) para 27 mil barris de óleo equivalente”, avliam.
A produção média anual projetada, portanto, deve ficar aquém da expectativa anual inicialmente prevista em apenas 5%.
Além disso, O BTG acha que a PetroReconcavo é capaz de superar a produção de 32 mil barris de óleo equivalente por dia implícita para 2024 (ex-Maha) no relatório de reservas, embora o conservadorismo os impeça de assumir isso no modelo de avaliação, ressaltam.
“O risco está na estagnação dos preços do petróleo, o que pode impedir uma reavaliação mais rápida das ações. Mas continuamos confiantes de que os altos rendimentos de curto prazo para o fluxo de caixa livre com o petróleo a US$ 80 o barril, uma política de dividendos mais clara e um sólido momento operacional no segundo semestre, tornam a PetroReoncavo uma compra sólida!”, concluem.