TCU deve enviar raio-x de contas públicas para o relator da reforma tributária no Senado
Documento deve ajudar o Senado na análise da redação final do texto aprovado pela Câmara dos Deputados
Um dia após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) se encontrou nesta quinta-feira (13) com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.
Com apoio técnico do TCU para a tramitação da reforma tributária, Eduardo Braga deverá receber da instituição um raio-x completo das contas públicas.
O documento deve ajudar o Senado na análise da redação final do texto aprovado pela Câmara dos Deputados.
Desde que foi indicado para relatar a reforma tributária, Braga tem evitado antecipar eventuais mudanças na proposta aprovada pela Câmara.
Porém, uma das principais preocupações do senador tem sido assegurar que a prometida neutralidade da carga tributária seja mantida na proposta final.
“Realmente parece estranho, se um dos fundamentos da proposta é a simplificação tributária, no momento em que nós criamos o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), estamos fazendo a criação de um novo tributo com autonomia federativa para matéria-prima e semielaborados”, afirmou Braga.
Na conversa com Haddad, na última quarta-feira (12), o senador reforçou o pedido para que os Ministérios da Fazenda e do Planejamento façam as simulações com o modelo aprovado pela Câmara, para saber se será mantida a mesma carga tributária que hoje é paga pelos contribuintes.
Publicado por Amanda Sampaio.