Lula afirma que a Amazônia pertence à humanidade durante discurso em Paris
O presidente Lula ressaltou a importância da proteção da Amazônia e destacou a oferta de energia renovável no Brasil
Durante o festival Power Our Planet em Paris, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, fez um discurso enfatizando que a Amazônia é um território soberano do Brasil, mas também pertence a toda a humanidade, destaca a Folha de S.Paulo. O evento contou com a participação de uma multidão e teve shows de artistas renomados como Billie Eilish e Lenny Kravitz, com foco na sustentabilidade ambiental.
Lula ressaltou a importância da proteção da Amazônia e destacou a oferta de energia renovável no Brasil, contrastando com a dependência de fontes fósseis em outros países. Ele expressou a necessidade de ser rigoroso com aqueles que desejam desmatar a região amazônica para atividades como o cultivo de soja, milho ou a criação de gado.
Além disso, o presidente reforçou a responsabilidade dos países ricos em contribuir financeiramente para a conservação ambiental nos países em desenvolvimento. Ele argumentou que foram os países que lideraram a Revolução Industrial nos últimos 200 anos os principais responsáveis pela poluição do planeta.
Lula também mencionou o compromisso do Brasil com o Acordo de Paris de 2015, que estabelece a meta de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030. Ele convidou a plateia a conhecer a Amazônia durante a COP30 do Clima, conferência sobre mudanças climáticas da ONU, que será sediada em Belém no final de 2025.