Lula inclui encontro com primeira-ministra da Itália na agenda de viagem à Europa
Compromisso não estava previsto inicialmente na agenda divulgada pelo governo. Giorgia Meloni é representante da extrema-direita.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) incluiu um encontro com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, na agenda de compromissos da terceira viagem de seu mandato à Europa. A reunião não estava prevista na agenda incialmente divulgada pelo governo.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que o encontro ocorre na tarde desta quarta-feira (21). Ele se junta às reuniões anunciadas anteriormente com o presidente da Itália, Sergio Mattarella; com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri; e com o Papa Francisco, no Vaticano.
Giorgia Meloni é integrante da extrema-direita e o partido dela, o Irmãos da Itália, tem raízes no fascismo. Após as eleições do ano passado no Brasil, ela cumprimentou Lula nas redes sociais e disse que Itália e Brasil continuariam trabalhando juntos.
Lula desembarcou pouco depois das 14h no horário local (9h no horário de Brasília), em Roma. O presidente permanece na Itália até quinta-feira (22), quando embarca para a França e participa dos seguintes compromissos:
Na quinta-feira (22):
- Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, em Paris
- discurso no evento do Power Our Planet, no Campo de Marte, na capital francesa
- jantar oferecido pelo presidente Emmanuel Macron aos chefes de delegação participantes da cúpula
Na sexta-feira (23), as agendas previstas são:
- participação no Diálogo de Alto Nível da Cúpula, em Paris
- almoço de trabalho oferecido por Macron a Lula
Por se tratar de uma previsão, a programação, segundo o Palácio do Planalto, pode sofrer alterações.
Neste primeiro ano de governo, Lula já visitou Estados Unidos, China, Japão, Reino Unido, Portugal, Espanha, Argentina, Uruguai e Emirados Árabes Unidos.