Ficou sabendo? Vale busca parceiro para metais básicos; programa automotivo
E mais: Banco Mundial pretende expandir ajuda à Ucrânia para projetos de energia e transporte.
Vale diz que busca parceiro para metais básicos, mas não cita envolvidos
A mineradora Vale (VALE3) informou nesta terça-feira que “está buscando ativamente parceria para o seu negócio de Metais para Transição Energética”, após notícia da Bloomberg News de que o Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita seria o principal proponente no processo de compra de uma fatia de 10% nas suas operações de níquel e cobre.
“A Vale vem atualizando o mercado sobre este assunto de forma regular, no entanto, neste estágio, não pode confirmar ainda o valor de um eventual investimento nem as partes envolvidas”, afirmou a empresa, em comunicado.
Segundo a Vale, o movimento na área de metais básicos faz parte de uma série de ações estratégicas tomadas ao longo dos últimos 18 meses visando posicionar a companhia para “acelerar seus planos de crescimento no Brasil, Canadá e Indonésia, entregando os minerais críticos extremamente necessários à transição energética”.
Alckmin diz que limite definido para programa automotivo não é uma decisão definitiva
O vice-presidente Geraldo Alckmin, presidente em exercício durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Europa, afirmou nesta terça-feira, 20, a jornalistas que o limite de R$ 1,5 bilhão definido para o programa automotivo “não é uma decisão definitiva”.
A fala vem após um ruído surgido na semana passada durante reunião ministerial ocorrida no Palácio do Planalto. Como mostrou a reportagem, Lula disse na reunião que gostaria de ver o programa automotivo ter uma continuidade. Ao final do encontro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que era uma brincadeira do presidente da República. Não há espaço fiscal reservado pela equipe econômica para estender o programa automotivo.
“Essa prorrogação do programa vai ser decidido um pouco mais para frente. Provavelmente, essa não é uma decisão definitiva, mas provavelmente acabou os R$ 500 milhões valor reservado para ajudar na compra de carros, acabou o programa, o estímulo”, afirmou o vice-presidente, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. “Agora, o fato é que o programa foi um sucesso. E mostrou o seguinte: reduza um pouco a carga tributária que vende mais”, acrescentou.
Banco Mundial pretende expandir ajuda à Ucrânia para projetos de energia e transporte
O Banco Mundial está buscando aumentar a ajuda à Ucrânia para “projetos de reparo urgentes” nos setores de transporte, energia e habitação, disse a diretora de operações do banco, Anna Bjerde, nesta terça-feira, antes de conferência sobre a recuperação da Ucrânia em Londres.
A instituição com sede em Washington desembolsou mais de 21 bilhões de dólares para a Ucrânia, principalmente por meio de doações, desde o início da guerra em fevereiro de 2022, com foco em gastos do governo.
O Banco Mundial estimou em março que a reconstrução da Ucrânia custará pelo menos 411 bilhões de dólares para cobrir os danos durante o primeiro ano da guerra, duas vezes o Produto Interno Bruto do país antes da invasão russa. As estimativas de 2023 serão publicadas no início do próximo ano.
(*Com informações da Reuters.)