Lula cobra ministros sobre execução de metas em reunião
Presidente pediu que auxiliares se concentrem na execução de propostas em tramitação e “proibiu” novos projetos
Após reunião ministerial nesta quinta-feira (15), o Governo Federal indicou que a nova fase do terceiro mandato do presidente Lula vai ter como objetivo executar os projetos apresentados até agora. Com isso, a apresentações de novas propostas pelas pastas será desestimulada.
O encontro, que tem o objetivo de alinhar políticas entre os ministérios e informar o presidente sobre os avanços feitos, deve ser a última até o final do ano.
No encontro, Lula afirmou que não serão aceitas “políticas de ministro”, já que todas as políticas são de governo, e voltou a determinar que toda as propostas precisam ser discutidas com a Casa Civil antes de serem divulgadas.
No discurso de abertura, o petista ainda disse que essa reunião marca o fim de uma primeira parte do terceiro mandato e que vários programas sociais serão retomados.
Além dos ministros, vários líderes partidários do Congresso também participaram para definir novos pontos da articulação política. A expectativa é de que seja agilizada a indicação para composição dos cargos de segundo escalão das pastas e, assim, consolidar uma base governista.
Todos os 37 ministros foram convidados, mas os ministros do Trabalho, Luiz Marinho, que está em viagem ao exterior, e do Meio Ambiente, Marina Silva, com problemas de saúde, enviaram representantes.