NBA deve discutir expansão de novos times em 2024
Adam Silver cita Las Vegas e Seattle como prováveis cidades para receber novas franquias
O comissário da NBA, Adam Silver falou, no domingo (4), sobre a expansão da liga e a inclusão de novos times, que começará a ser discutida em 2024. Os rumores não são novos. No entanto, dessa vez, o mandatário foi mais enfático ao “anunciar” o início das discussões sobre ampliar o torneio para além de 30 franquias.
Durante uma entrevista, antes do segundo jogo das Finais da NBA, Shaquille O’Neal perguntou sobre a expansão. Em resposta, Silver disse que Seattle e Las Vegas são “possibilidades”. Mas, para isso acontecer, afirmou que precisará negociar questões como direitos de televisão. Um dos tópicos que pretende começar no próximo ano.
Assim, o comissário alegou que para focar na expansão dos times em 2024, precisa cumprir outras questões antes. Além disso, acrescentou que “não há nada específico em mente”, mas aumentar o número de franquias é algo que “faz sentido para o futuro”.
Os rumores não são novos e Silver nunca foi tão claro em relação a eles. Sua resposta era inconsistente. Afinal, na decisão da NBA, em 2021/22, negou a possibilidade da expansão. Na época, ele afirmou aos jornalistas que não existiam discussões sobre o assunto.
Las Vegas sempre foi uma das principais cidades mencionadas nos rumores. Nos últimos cinco anos ela ganhou espaço nas ligas americanas. Em 2017, o Golden Knights, time da NHL (liga de Hóquei), nasceu. No mesmo ano, a cidade trouxe o Oakland Raiders da NFL (liga de futebol americano), que agora leva o nome de Las Vegas Raiders. Por fim, o Oakland Athletics, franquia da MLB (liga de beisebol) , também deve ir para a famosa cidade.
Carolyn Goodman, prefeita de Las Vegas, disse acreditar que a NBA está entre as próximas ligas a irem para Nevada. Ao mesmo tempo, LeBron James já disse que tem interesse em ser dono de uma franquia com sede na cidade.
“Vegas tem os melhores fãs do mundo. Eu amaria trazer um time para cá, em algum momento. Então, isso seria incrível”, disse o astro em outubro passado.
Bruce Harrell, prefeito de Seattle, também já disse acreditar que terá uma franquia da NBA, “muito antes” de cinco anos. De acordo com ele, a cidade é bem posicionada, já possui um “ótimo estádio” e o “financiamento” necessário. Tudo isso por conta do Seattle SuperSonics que, em 2008, se mudou para Oklahoma, com a criação do Thunder.
Assim como pode acontecer em 2024, a última expansão da NBA aconteceu há quase 20 anos, quando eram 29 times. Na ocasião, em 2004, o Charlotte Bobcats, atual Hornets, foi criado. No entanto, alguns times mudaram de cidade, como o de Seattle. O último foi o New Jersey Nets, que em 2012 foi para o Brooklyn.