Ex-joia do Cruzeiro assina primeiro contrato profissional com o Palmeiras
Estêvão Willian é considerado um dos jogadores mais promissores da base do Verdão
O Palmeiras anunciou, na tarde desta segunda-feira (24), que o atacante Estêvão Willian assinou o primeiro contrato profissional com o clube. O acordo foi assinado com duração de três anos — tempo máximo permitido pela Fifa — e fechado no dia em que o garoto completou 16 anos.
Um dos jogadores mais promissores da base do Verdão, Estêvão está no Palmeiras desde maio de 2021, depois de ter se destacado nas categorias de base do Cruzeiro.
Na Toca da Raposa, onde chegou em 2017, ele teve o nome envolvido no escândalo de irregularidades sob a gestão de Wagner Pires de Sá e Itair Machado, revelado pelo programa Fantástico, da TV Globo, em maio de 2019.
A polêmica girou em torno do empréstimo feito pelo clube no valor de R$ 2 milhões ao empresário Cristiano Richard, em maio de 2018. As cifras foram depositadas como pagamento de uma dívida por parte do Cruzeiro junto ao administrador.
A prática de repassar percentuais do contrato de crianças a terceiros é proibida pela Fifa, além de jogadores dessa faixa etária não possuírem diretos econômicos. Garotos da base podem ter apenas contratos de formação, mas sem direitos federativos e econômicos.
Histórico de Estêvão no Palmeiras
No ano passado, Estêvão — também chamado de “Messinho” — foi campeão dos Paulistas Sub-15 e Sub-17 e ajudou o Palmeiras a conquistar o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil Sub-17. Em 2022, ele foi o artilheiro da equipe na categoria, com 23 gols em 34 partidas.
Em 2023, quando ainda tinha 15 anos de idade, participou da campanha do bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que é disputada por atletas com até 20 anos.
Convocação para a Seleção Brasileira
Em destaque na base do Palmeiras, Estêvão Willian foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira Sub-17 em setembro do ano passado.