BBB23: Participantes negros se reúnem em foto
Eles são maioria absoluta no jogo. O BBB23 já tem oito participantes negros, enquanto três brancas seguem na casa. Antes do Paredão entre Bruna, Gabriel e Aline, Fred Nicácio conseguiu reunir todos os colegas pretos de jogo para um clique.
Não é novidade para ninguém que a pauta racial é muito presente no BBB23. Desde o anúncio dos participantes, isso virou assunto, afinal, é a primeira vez que tantas pessoas negras entram na casa em uma única edição. O nome disso é paridade. Nos últimos anos, a Globo tem feito questão de colocar o assunto em discussão.
Logo no começo do jogo, o VT “Trançando Histórias” contou narrativas de Bruna, Aline, Marvvila, Domitila, Tina e Paula. Mais uma vez, a produção mostrou a importância da igualdade racial no jogo. As histórias de cada uma das mulheres pretas lá importam.
Fred Nicácio passou duas semanas fora do jogo e teve contato com diversas informações a respeito do tema. Ele soube de como isso virou tema aqui fora e a ótima aceitação do público a respeito. Não tem nenhum “mimimi” quando o assunto é racismo. De volta para casa, o brother levou consigo o debate.
MILITOU ERRADO?
Durante o Jogo da Discórdia dessa segunda-feira, 27 de março, do BBB23, Aline e Cezar Black trocaram farpas. No Paredão, a sister não está nada tranquila no jogo e ainda virou alvo do brother e precisou ouvir críticas difíceis sobre seu jogo. Ela respondeu e, mesmo assim, o enfermeiro não gostou da resposta.
Em seu discurso ao vivo, o brother destacou que a sister se tornou a “mãe da casa” e isso interferiu em seu jogo. A ex-Rouge passou a acolher todos os outros participantes no reality e até ganhou o apelido de “mommy”. Para o baiano, isso é prejudicial:
“A gente realmente não teve uma afinidade. Um peso grande foi o fato de colocarem nela o peso de ‘mami’. É uma grande responsabilidade em cima dela a obrigação de dar amor e carinho aos outros. Eu acho que o jogo dela foi muito atrapalhado por isso. Acho que ela não conseguiu jogar o jogo dela como deveria ter jogado”.
Não é mistério ou dúvida para ninguém que a pauta racial é uma das centrais nessa edição do reality. O número de pessoas pretas é um dos fatores para isso. Aline tentou explicar para o enfermeiro que esse papel de mãe, responsável por todos e cuidadora, é um estigma construído ao longo dos séculos sobre mulheres negras:
Pouco depois, em conversa com Gabriel Santana na sala da casa, o brother esbravejou contra a cantora. De acordo com ele, o fato de também ser negro o colocaria no direito de entender o que foi construído historicamente para mulheres da mesma cor.
“Quando eu falo e ela vem dizer que ‘é uma mulher preta’. Pra quê? E daí? Eu também sou um homem preto. Para mim, é um negócio forçado para gerar polêmica em cima de uma situação”, protestou.