A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, aceitou o convite de Luiz Inácio Lula da Silva e deve fazer parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Batizado de “Conselhão”, a função no órgão não possui remuneração.
A presença como membro do Conselhão não prejudica as posições e cargos dos integrantes na esfera privada, como é o caso da diretora geral da Uber no Brasil, Silvia Penna e de Luiza Trajano, presidente da Magazine Luiza.
O que é o conselho?
- O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) é um colegiado composto por representantes da sociedade civil, criado em 2003 pela Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003
- A função do conselho é aconselhar o presidente da República, por meio de recomendações que podem ser transformadas em novas políticas públicas ou contribuir para o aperfeiçoamento de políticas já existentes
- O CDES se distingue dos demais conselhos de governo por assessorar o presidente em todas as áreas de atuação do Poder Executivo Federal.
- Os membros do Conselho se encontram durante reuniões plenárias, as quais são realizadas com a finalidade de levar recomendações ao conhecimento do presidente, dos ministros e de outras autoridades.
Sem se posicionar nas últimas eleições para nenhum candidato presidencial, Leila já recebeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um dos camarotes no Allianz Parque. O ex-mandatário inclusive havia extinguido o conselho durante o seu mandato.