Fim de férias: período escolar de 2023 é iniciado nesta segunda-feira
O Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal, com 41 agentes, vai atuar em pontos estratégicos da cidade do Rio
Após pausa para as férias escolares, as aulas retomam na cidade do Rio, nesta segunda-feira (5). Um momento de alegria para crianças, professores e responsáveis.
Mas para os pais da Escola Municipal Senador Corrêa, no bairro das Laranjeiras, Zona Sul do Rio, o momento virou de preocupação. Isso porque, à véspera da volta às aulas, eles ficaram sabendo que a unidade de ensino foi interditada pela Defesa Civil e, por isso, fechada para obras, sem prazo de término.
Uma responsável, que preferiu não ser identificada, conta que, através de um comunicado informal, foi informada que os alunos iriam para a escola Senador Alencar, no mesmo bairro, mas que o local também estaria em obra emergencial e ainda não haveria almoço.
A Secretaria Municipal de Educação afirma acompanha de perto a situação e que a realocação dos estudantes se deve por cautela.
A pasta diz ainda que o ano letivo na unidade só vai começar na terça-feira (7), para que os alunos e professores possam realizar a ambientação na escola. A Secretaria também informa que vem realizando reuniões constantes com os pais representantes.
Com relação, ao prédio da Escola Senador Corrêa, o comunicado acrescenta que uma nova licitação vai ser iniciada, já que em outras tentativas, não houve interesse de nenhuma empresa
O Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal, com 41 agentes, vai atuar em pontos estratégicos, de escolas públicas e privadas, que registram intenso movimento de veículos nos horários de entrada e saída dos alunos. Além do monitoramento do tráfego, os guardam também vão ficar de olho na segurança dos alunos e responsáveis.
Entre os corredores cobertos pela operação estão: Rua São Clemente, em Botafogo, Rua São Francisco Xavier, na Tijuca, Rua Cambaúba, na Ilha do Governador e Avenida Dom Helder Câmara, em Higienópolis.
A Polícia Militar disse que dispõe das Patrulhas Escolares, que mantém uma relação de proximidade com as escolas e se reúnem periodicamente com seus responsáveis.