Seguro DPVAT deixa de ser cobrado pelo 3º ano consecutivo
O seguro obrigatório é destinado a indenizar vítimas de acidentes de trânsito
Em 2023, pelo terceiro ano consecutivo, os motoristas deixarão de pagar o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).
Vale lembrar que o DPVAT é um seguro obrigatório destinado a indenizar vítimas de acidentes de trânsito ocorridos em todo o território nacional.
Ele é de responsabilidade da Superintendência de Seguros Privados (Susep), vinculada ao Ministério da Economia e o banco responsável pela gestão dos recursos do seguro e pelo pagamento das indenizações segue com a Caixa.
O motivo da isenção é que existe um excedente de recursos no fundo do seguro. Em fevereiro de 2021, o FDPVAT recebeu R$ 4,3 bilhões do consórcio de seguradoras que formavam a Seguradora Líder, na qual administrou o DPVAT até 2020.
Indenização
As solicitações de indenização dos acidentes com vítimas, ocorridas desde 1° de janeiro de 2021, podem ser feitas nas agências do banco e pelo aplicativo DPVAT Caixa.
As despesas médicas e hospitalares são reembolsadas em até R$ 2.700, considerando os valores gastos pela vítima em seu tratamento.