Toinho Andrade será governador do Tocantins por duas semanas; Wanderlei viaja à COP27
Estado não tem vice-governador atualmente.
Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Antônio Andrade será empossado como governador do Tocantins e ficará no comando do Palácio Araguaia entre os dias 9 e 22 de novembro.
Nesse período, o governador Wanderlei Barbosa estará representando o Estado na 27ª edição da Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre neste mês no Egito.
Como o Estado não tem vice-governador, cargo que era ocupado por Wanderlei na gestão de Mauro Carlesse, o presidente da Assembleia passa a ser o próximo na linha de sucessão do governo em caso de ausência do governador.
Esta será a segunda vez que o deputado Antonio Andrade assume interinamente o cargo de governador. “É com muita alegria e grande satisfação poder assumir o Governo do meu Estado, lugar que eu nasci e ajudei a criar. Continuaremos com os projetos e deveres. Nesses dias que estarei à frente do Governo. Vamos zelar pela gestão, procurando fazer o melhor para o nosso Tocantins. Eu agradeço ao governador Wanderlei pela confiança e vou cuidar do Estado como tão bem ele cuida”, declarou.
PERFIL
Antonio Poincaré Andrade Filho (Republicanos), o Toinho Andrade, foi o deputado federal mais votado do Tocantins nas Eleições 2022. Aos 62 anos, ele teve 63.813 votos e vai cumprir seu primeiro mandato na Câmara Federal.
Toinho Andrade é natural de Porto Nacional, casado e pai de quatro filhos. Sua carreira política começou na Câmara de Vereadores, onde foi vereador por três mandatos.
Em 2002, foi candidato a deputado estadual, sendo eleito primeiro suplente. Nesta primeira passagem ele assumiu o cargo por quase um ano, entre 1º de novembro de 2004 a novembro de 2005.
Nas eleições de 2006 novamente ficou na primeira suplência e chegou a assumir a Secretaria Extraordinária de Coordenação Institucional do Estado, no ano seguinte.
Em 2009, Toinho assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa e foi eleito no pleito de 2010. Desde então ele foi reeleito em 2014 e 2018, quando recebeu 18.947 votos. Neste último mandato também foi eleito e reeleito para a presidência da Assembleia.