Vídeo: Ucranianos treinam na fronteira com a Bielorrússia, que vê plano de ataque
Soldados ucranianos realizaram treinamento na zona de operação do norte, perto da fronteira com a Bielorrússia, para verificar a prontidão de suas unidades, segundo as Forças Armadas da Ucrânia.
“O perigo existe porque a República da Bielorrússia é aliada da Federação Russa na agressão contra a Ucrânia”, disse Serhiy Naev, comandante das Forças Conjuntas que participou do treinamento.
Segundo informações oficiais, o treino militar incluiu medidas de combate à sabotagem e da destruição de formações armadas ilegais.
Na segunda-feira, o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, disse que ele e o presidente russo, Vladimir Putin, concordaram em criar um “agrupamento regional de tropas” conjunto, mas não deu detalhes sobre onde ou quando tal agrupamento poderia ser implantado.
Em mais de sete meses desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, não há indicação de que as forças de Kiev estejam planejando um ataque à Bielorrússia.
Enquanto isso, o ministro da Defesa da Bielorrússia, Victor Khrenin, descartou a participação ativa na guerra na Ucrânia.
“Não queremos lutar contra lituanos, poloneses ou ucranianos”, disse Khrenin em um comunicado em vídeo na segunda-feira.
As observações seguiram o anúncio de Lukashenko de que a Bielorrússia hospedaria vários milhares de tropas russas.