“Notícia velha”, diz Ciro sobre apoio de Marina a Lula
“Devo pedir ao São Lula permissão para ser candidato?”, afirmou pedetista ao questionar voto útil em Lula
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) disse, nesta terça-feira (13), que o apoio da ex-ministra Marina Silva (Rede) à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciado na segunda-feira (12), trata-se de uma “notícia velha”.
Questionado sobre se teria ficado surpreso com o apoio de Marina a Lula, Ciro respondeu: “Notícia velha. […] Notícia velhíssima”.
Durante a pré-campanha, Ciro tentou se aproximar de Marina tentando integrá-la à sua campanha. À época, o presidente do PDT, Carlos Lupi, conversava com regularidade com Heloísa Helena, porta-voz da Rede.
Como mostrou a CNN, o apoio de Marina a Lula é visto como uma derrota dentro do PDT, que teme sair menor da disputa eleitoral. Com o movimento da ex-ministra, pedetistas voltaram a pedir moderação nas críticas de Ciro a Lula.
Nesta terça (13), no entanto, Ciro voltou a criticar o ex-presidente. “Será que a democracia me permite ser candidato?”, disse em referência a defesa feita por petistas de que o voto útil em Lula seria um voto em defesa da democracia.
“Eu tenho uma ideia diferente e profunda e radicalmente da ideia que o Lula e o Bolsonaro apresentam pro Brasil e eu não posso ser candidato ou eu devo pedir ao São Lula permissão para ser candidato? Estão muito enganados. Eu não critico o Lula de agora, nem estou intensificando nada”, afirmou o pedetista.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.